Temas Redação Enem 2014 – Mulher

Recentemente, explicamos no infoEnem (veja a matéria) a diferença entre assunto e tema. Hoje, tendo como assunto “Mulher”, vamos elencar possíveis temas de redação para o Enem 2014.

1) O papel da mulher na política brasileira

Com o passar do tempo, cada vez mais mulheres estão se candidatando e/ou assumindo cargos políticos. Tivemos, nos últimos quatro anos, uma mulher na Presidência da República que, inclusive, foi reeleita. Esse ano, houve destaques de mulheres presidenciáveis: Dilma Rousseff, Luciana Genro e Marina Silva. Um possível direcionamento desse tema seria analisar a diferença entre as gestões de homens e mulheres, assim como a importância de mulheres na política na própria luta por direitos feministas.

2) As consequências da Lei Maria da Penha na segurança da mulher

Nesse tema, podemos analisar as consequências diretas da Lei Maria da Penha, ou seja, a violência doméstica, ou consequências indiretas, como o aumento do assunto em pauta de discussões sobre a segurança da mulher como um todo, podendo citar assédio sexual no ambiente de trabalho, estupro, cantada nas ruas, assim como precauções e outros projetos de leis correlatos, como o vagão feminino nos metrôs.

3) Os efeitos da discriminação do aborto na saúde feminina

Atualmente, muitas mulheres que recorrem ao aborto clandestino sofrem com maus tratos, precarização da saúde, além dos inúmeros casos de morte. O Conselho Federal de Medicina se manifestou na defesa do aborto legal e seguro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos de gestação até 12 semanas. Além disso, outros casos poderiam ser citados na coletânea, como aborto de bebês anencéfalos, aborto em caso de estupro ou que a mulher corra risco de vida.

4) Isonomia salarial no século XXI: a luta por igualdade entre gêneros

A isonomia salarial, ou seja, mesmo salário para mesmo cargo independente de gênero, raça, idade, etc, é garantido por lei desde a Constituição de 1932. Porém, até hoje, vemos, na prática, uma grande diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo nas mesmas condições trabalhistas. Esse direito ainda é uma das lutas feministas em pauta e poderia ser discutida em uma dissertação.

5) Mercado de trabalho e estruturação de família: embate entre as prioridades da mulher na contemporaneidade

Há um século, o papel da mulher na sociedade era muito diferente do atual. O homem era o trabalhador, pai de família; a mulher, a dona-de-casa. Culturalmente, ainda hoje a mulher costuma ter uma participação mais ativa do que o homem em muitas famílias brasileiras, principalmente no caso de filhos, em decorrência da gestação e amamentação. Porém, a mulher está inserida no mercado de trabalho e tem objetivos de carreira. O limite entre o sonho de carreira e o sonho de construir uma família pode ser uma discussão válida para redações.

Aproveite nossas dicas de hoje para se informar mais sobre os temas apresentados e treinar fazendo redações!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.