Teste Seu Espanhol – Questão das Apostilas do Enem 2015

No final do semestre, acontecem as inscrições para o Enem 2015. Na inscrição, o candidato precisa escolher entre Inglês e Espanhol para realizar as 5 questões de Língua Estrangeira da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

As inscrições ainda estão longe, mas se você quer alcançar uma nota alta no Enem, já está na hora de fazer essa decisão para começar a estudar para valer! Já fizemos algumas ressalvas e dicas sobre essa escolha, confira aqui.

Se você está pensando ou já se decidiu pelo idioma Espanhol, vamos ajudá-lo propondo este teste: resolva a questão abaixo sem consultar dicionário ou internet, buscando ler e interpretar adequadamente as palavras em espanhol. Após isso, confira a resolução e o comentário explicativo da professora Veronica Guadamuz Mora, natural de Costa Rica, graduada em Letras pela Unicamp e com larga experiência como professora / tradutora.

Enem 2014 – Opção Espanhol – Qestão 91

Aunque me cuesta mucho trabajo y me hace sudar la gota gorda, y, como todo escritor, siento a veces la amenaza de la parálisis, de la sequía de la imaginación, nada me ha hecho gozar en la vida tanto como pasarme los meses y los años construyendo una historia, desde su incierto despuntar, esa imagen que la memoria almacenó de alguna experiencia vivida, que se volvió un desasosiego, un entusiasmo, un fantaseo que germinó luego en un proyecto y en la decisión de intentar convertir esa niebla agitada de fantasmas en una historia. “Escribir es una manera de vivir”, dijo Flaubert.

Discurso de Mario Vargas Llosa al recibir el Premio Nobel de Literatura 2010. Disponível em: www.nobelprize.org. Acesso em: 7 maio 2014 (fragmento).

O trecho apresentado trata do fazer literário, a partir da perspectiva de Vargas Llosa. Com base no fragmento “me hace sudar la gota gorda”, infere-se que o artifício da escritura, para o escritor,

a) ativa a memória e a fantasia.
b) baseia-se na imaginação inspiradora.
c) fundamenta-se nas experiências de vida.
d) requer entusiasmo e motivação.
e) demanda expressiva dedicação.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa E

“Sudar la gota gorda” é uma expressão idiomática em espanhol, utilizada para indicar algo que precisa de um esforço maior. É similar da expressão “suar a camisa”, em português, a qual se diz quando um trabalho pesado é feito. Se o candidato não conhece essa expressão, pode se confundir, no texto, com a letra “D – requer entusiasmo e motivação”, devido ao fato de o escritor mencionar que, algumas vezes, possui problemas de imaginação. Deve-se aqui, entretanto, focar na expressão idiomática em si.

Essa resolução foi retirada das nossas Apostilas para o Enem 2015. Gostou do capricho e clareza da profa. Verô? Então confira as mais de 1.000 questões resolvidas de nosso material!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.