Tipos de combustão na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um assunto muito importante para as questões de química do Enem: as reações de combustão. Para isso, vamos apresentar alguns conceitos importantes para compreender adequadamente este assunto e a diferença entre combustão completa e incompleta. Ao final da postagem, será apresentada uma questão retirada do próprio Enem, ilustrando como o conteúdo abordado nesta postagem pode ser cobrado durante o exame.

Reações de combustão

Como você deve imaginar, as reações de combustão estão presentes em diversas áreas de nosso cotidiano, como no motor dos veículos, por exemplo. Para que este tipo de reação química ocorra, é necessário a presença de três substâncias importantes: combustível, comburente e fonte de ignição:

  • Combustível: Os combustíveis são quaisquer materiais capazes de liberar energia no momento que forem consumidos. Para a grande maioria das situações, assim como exercícios cobrados no Enem, são utilizados combustíveis capazes de reagir com o oxigênio.
  • Comburente: O comburente é simplesmente o meio onde a reação de combustão irá ocorrer. Desta forma, o meio precisa fornecer elementos que possibilitem a ocorrência desta reação. Como falamos acima, o comburente mais utilizado é o próprio ar.
  • Fonte de ignição: A fonte de ignição atua fornecendo a energia inicial que a reação precisa para ocorrer. Pode ser uma faísca ou um pulso elétrico, por exemplo.

Dito isso, podemos estudar sobre as reações de combustão completa e incompleta.

Combustão completa

A reação de combustão completa é caracterizada pelo consumo total do combustível existente na reação. Dessa forma, não existirão combustíveis no final da reação química. Além da liberação do calor, que é o foco da reação química, os compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio formarão gás carbônico e água na reação.

Combustão incompleta

Como era de se esperar, nas reações de combustão incompletas o comburente não é suficiente para consumir todo o combustível presente na reação química. Desta maneira, entre os compostos químicos formados estão o carbono elementar (C), e também o monóxido de carbono (CO), que traz sérias consequências para a saúde das pessoas.

Questão do Enem

Com o objetivo de ilustrar como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do próprio Enem, que utiliza um dos tipos de combustão em sua resolução. Aproveite para treinar!

As mobilizações para promover um planeta melhor para as futuras gerações são cada vez frequentes. A maior parte dos meios de transporte de massa é atualmente movida pela queima de um combustível fóssil. A título de exemplificação do ônus causado por essa prática, basta saber que um carro produz, em média, cerca de 200g de dióxido de carbono por km percorrido.

Revista Aquecimento Global. Ano 2, no 8. Publicação do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.

Um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18). Por meio da combustão do octano é possível a liberação de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equação que representa a reação química desse processo demonstra que

a) no processo há liberação de oxigênio, sob a forma de O2.

b) o coeficiente estequiométrico para a água é de 8 para 1 do octano.

c) no processo há consumo de água, para que haja a liberação de energia.

d) o coeficiente estequiométrico para o oxigênio é de 12,5 para 1 do octano.

e) o coeficiente estequiométrico para o gás carbônico é de 9 para 1 do octano.

Alternativa correta: d.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!