Tipos de poluição na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos abordar um tema cada vez mais atual, que são os tipos de poluição. Para isso, além de caracterizarmos as diferentes formas de poluição, mostraremos também uma questão retirada do próprio Enem, com o objetivo de ilustrar como este conteúdo é abordado no exame.

Os tipos de poluição

Sabemos que a poluição é uma das maneiras negativas de interação do ser humano com a natureza. Em diversas vezes ouvimos falar sobre a poluição, seja aquela causada pelos veículos, pelas queimadas ou ainda pelas indústrias. No entanto esta não é a única forma de poluição, e vamos estudar sobre a poluição: do ar, das águas, visual e sonora.

Poluição do ar

A poluição do ar, também denominada poluição atmosférica, é o tipo mais conhecido entre as poluições. Esta poluição é causada pela liberação de gases como monóxido e dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre. Os gases são liberados por veículos, indústrias e também por queimadas. Além de doenças pulmonares e cardiovasculares, os gases também ocasionam o aumento da temperatura e fenômenos como a chuva ácida, por exemplo.

Poluição da água

A poluição da água é a que mais ocasiona problemas, que variam desde doenças nos seres humanos, até o total desequilíbrio e morte da fauna e flora local. A poluição das águas é causada pelo descarte indevido de resíduos nos rios e lençóis freáticos, seja por indústrias, pela agricultura ou até mesmo o esgoto residencial.

Poluição sonora

A poluição sonora não é tão prejudicial quanto as anteriores, mas ainda assim ocasiona uma série de problemas. Esta poluição pode ser ocasionada por grandes veículos ou automóveis que não atendam às condições regulamentadas, na construção civil e até mesmo por vendedores e anúncios indesejados. Entre os principais problemas ocasionados pela poluição sonora destaca-se a perda da audição.

Poluição visual

Este tipo de poluição não causa doenças diretamente, mas interfere na qualidade de vida dos habitantes. A poluição visual é causada pelo excesso de anúncios, que tentam atrair sua atenção incessantemente, o que desagradável na grande maioria das vezes.

Questão do Enem

Como mencionamos no início, as questões envolvendo poluição são cobradas de diversas maneiras nas provas do Enem e também nos demais vestibulares. Para demonstrar como este conteúdo é abordado nas provas do Enem, apresentaremos a seguir uma questão exemplo, retirada do próprio Enem.

As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle

a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.

b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.

c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.

d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.

e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

Alternativa correta: d.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!