Transformações de estados físicos no Enem

Em nossa postagem de hoje estudaremos sobre um tema muito presente em nosso dia a dia e nas questões de química do Enem. Vamos estudar sobre as transformações dos estados físicos. Para isso, além de explicarmos sobre os estados físicos, vamos explicar também sobre as transformações destes estados. Ao final da postagem, também será apresentada uma questão retirada do próprio Enem, para que você possa entender como este conteúdo é cobrado no exame.

Os estados físicos

Antes de falarmos sobre as transformações dos estados, é importante conhecermos sobre os estados físicos da matéria. No total, temos três estados diferentes, que são: sólido, líquido e gasoso. Vamos observar cada um deles rapidamente:

  • Estado sólido: O estado sólido é o mais estável entre os estados, uma vez que apresenta o menor grau de agitação entre as moléculas. O estado sólido sempre acontecerá para as menores temperaturas.
  • Estado líquido: No estado líquido, o grau de agitação das moléculas é maior que no estado sólido e menor que no estado gasoso. A água, por exemplo, está no estado liquido para temperaturas entre 0 e 100°C (condição válida para situações no nível do mar).
  • Estado gasoso: Como mencionamos no tópico anterior, o estado gasoso é o que apresenta o maior grau de agitação das moléculas.

Dito isso, podemos partir para as transformações dos estados físicos da matéria.

Transformações do estado físico

As transformações do estado físico são simples! Basta ao aluno prestar atenção nas definições e no esquema mostrado no final desta seção, que as transformações físicas da matéria serão dominadas sem maiores dificuldades.

  • Fusão: A fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido. A temperatura onde ocorre este fenômeno recebe o nome de temperatura de fusão, ou ponto de fusão.
  • Vaporização: A vaporização á a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Este fenômeno pode ocorrer de três maneiras diferentes. A primeira e mais comum é a vaporização, que ocorre quando a mudança de estado físico envolve somente a superfície do líquido. A ebulição também é um fenômeno de evaporação ocorre de forma rápida devido a um aquecimento direto do líquido. Por fim, temos a calefação, que ocorre de maneira muito rápida, também devido ao contato com uma superfície muito aquecida.
  • Condensação: A condensação, que também recebe o nome de liquefação, é o fenômeno da transformação do estado gasoso para o estado líquido.
  • Solidificação: Já a solidificação indica a passagem do estado líquido para o estado sólido.
  • Sublimação: A sublimação é a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso, ou a passagem direta do estado gasoso para o estado sólido. A sublimação ocorre em alguns compostos, como gelo seco e naftalina, por exemplo.

Veja no esquema a seguir uma representação dos fenômenos descritos acima:

Fonte: https://querobolsa.com.br/enem/quimica/materia-e-suas-transformacoes

Questão do Enem

Com o objetivo de ilustrar como este conteúdo pode ser cobrado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do próprio Enem, que aborda diretamente as transformações do estado físico da matéria.

“O ciclo da água é fundamental para a preservação do plante. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:”

a) fusão.

b) liquefação.

c) evaporação.

d) solidificação.

e) condensação.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!