Travestis e Trans Já Podem Solicitar Nome Social no Enem

Os Candidatos travestis e transexuais que pretendem utilizar o nome social na prova do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano já podem realizar a solicitação junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), até o próximo dia 26 de junho.

Para fazer o pedido basta acessar o sistema de inscrições do Enem e acessar a “Página do participante”, mediante inserção do número de inscrição e senha cadastrados no exame. Feito isso, o concorrente deve clicar na opção “Atendimento pelo nome social” e preencher o formulário online. Entre as escolhas disponíveis, o estudante poderá inclusive escolher o ambiente sanitário que utilizará durante a prova.

nome social

Conforme o próprio sistema explica, após preencher os dados, será necessário imprimir e assinar o Formulário de Solicitação de Tratamento por Nome Social e anexá-lo ao sistema com foto recente e documento de identificação oficial com foto.

Com esta medida de inclusão, que começou a ser usada no exame nacional do ano passado, os participantes trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade.

Mais de 8,5 milhões de candidatos realizaram sua pré inscrição no Enem 2015, cujas provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.