Conforme determinado pelo Edital do Enem 2016, os candidatos transexuais ou travestis que pretendem ser identificados pelo nome social nos dias das provas podem fazer a referida solicitação no prazo que inicia hoje (01) e segue até 8 de junho.
Realizando tal procedimento, esses participantes serão tratados pelo nome de identificação pessoal nos dias das provas, e não pelo registrado em seu documento de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Para realizar o requerimento, primeiramente era necessário ter indicado o interesse em tal opção durante o período de inscrições do exame nacional. Aqueles que o fizeram, devem acessar a página do participante no sistema do Enem, realizar o login com o número de inscrição e a senha e então preencher o formulário específico disponível, acompanhado de foto e documento de identificação.
Vale esclarecer que, além do tratamento pelo respectivo nome social, os candidatos que fizerem a solicitação também terão garantido o direito ao uso do banheiro referente ao gênero com o qual se identificam nos locais de realização do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) implementou a possibilidade de uso do nome social para candidatos travestis e transexuais a partir do Enem 2014, quando 102 pessoas utilizaram esse direito. Na edição passada este número subiu 278.
Fonte: Agência Brasil