Treineiros no Enem 2014 Podem Fazer Inscrição no Sisu?

Com a aproximação das inscrições do Sisu 2015, que começam na próxima segunda-feira (19), muitos leitores que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado como treineiros têm nos enviado e-mails perguntando se podem ou não se inscrever no Sistema de Seleção Unificada para concorrer a vaga em universidades públicas.

Primeiramente é importante entender que são considerados candidatos treineiros no Enem ou em qualquer vestibular aqueles que NÃO irão concluir o ensino médio no em questão, no caso 2014. Em outras palavras, são estudantes que ainda estão cursando o primeiro ou segundo ano desta etapa e prestaram o exame para ganhar experiência.

Retornando a pergunta do título deste artigo, a resposta é SIM, aqueles que prestaram o Enem 2014 como treineiros poderão fazer sua inscrição e participar do Sisu. Entretanto, caso sejam aprovados para uma de suas opções de curso, não poderão cursar a instituição de ensino que os convocou. Isso porque um dos documentos exigidos no momento do registro acadêmico é justamente o diploma do Ensino Médio, o qual ainda não possuem.

De qualquer maneira, nossa recomendação é para que tais participantes realizem sua inscrição no sistema entre os dias 19 e 22 de janeiro e procurem, durante este período, navegar no Sisu e experimentar trocar opções de curso e analisar notas de corte e classificação parcial.

Desta forma, poderão entender o funcionamento e a lógica do sistema e, quando forem concorrer às vagas para valer já com o certificado do ensino médio em mãos, terão mais experiência e sabedoria para explorar as possibilidades do Sisu.

Para compreender os passos detalhados para inscrição no Sistema do Ministério da Educação, baixe gratuitamente nosso Manual do Sisu 2015.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.