Treineiros somam 17% dos inscritos no Enem 2014

Dos 8,7 milhões de candidatos que farão as provas do Enem 2014, cerca de 17% não concluíram e nem concluirão o ensino médio neste ano.

Em outras palavras, a informação, dada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), revela que teremos quase 1,5 milhão de treineiros entre os participantes desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que a maioria deles são estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio.

Vale esclarecer que, por melhor que seja o desempenho de tais candidatos nas provas, os mesmos não poderão ingressar numa faculdade ou universidade pública, uma vez que o diploma do ensino médio é documento obrigatório para efetivação da matrícula em instituições de ensino superior.

Então naturalmente surge o questionamento: Por que prestar o exame? Como a própria classificação de tais candidatos sugere, os ¨treineiros¨ prestarão o Enem 2014 para conhecer melhor as dificuldades que a prova oferece e para adquirir experiência. Isso pode e deve fazer toda a diferença nos anos subsequentes, quando esses participantes forem prestar o exame para valer.

Além disso, tal prática está se tornando cada vez mais comum ano a ano. Para se ter uma ideia, no Enem de 2013 o número de candidatos treineiros foi de 1.095.710, registro que mostra que nesta edição o crescimento dessa fatia de participantes foi de 36%.

Os próprios professores e coordenadores de ensino médio estão orientando seus alunos de anos anteriores ao terceiro a prestarem o Enem, indicando o importância que a bagagem de já ter participado do exame anteriormente pode ter para o estudante.

Lembre-se: como em qualquer outra atividade, o treinamento é o momento onde se pode cometer erros. Portanto, se você está no primeiro ano ou ingressará no ensino médio somente em 2015, não perca a oportunidade de se inscrever e prestar o Enem no ano que vem.

Fonte: Correio 24 Horas

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.