Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu 2021

As inscrições para o primeiro semestre do Sisu 2021 começam amanhã (06/04)! Com base nisso, vamos apresentar a seguir algumas informações de grande importância para você que deseja participar deste programa, que é a principal porta de entrada para as universidades públicas de todo o país. Vamos apresentar as datas importantes do primeiro semestre do Sisu 2021, além de instruções e dicas para você que vai participar do programa.

Datas importantes para o Sisu 2021/1

Uma das informações mais importantes de qualquer programa de seleção são as datas, que todos os alunos devem estar de olho para evitar imprevistos. Como mencionamos acima, as inscrições do primeiro semestre do Sisu 2021 começam na terça-feira e seguirão até a sexta-feira (09/04). Além disso, existem também outras datas importantes para quem deseja se inscrever no Sisu 2021/1, que mostraremos a seguir:

  • Período de inscrições: Entre os dias 06/04 e 09/04.
  • Divulgação dos resultados da chamada regular: Dia 13 de abril (terça-feira).
  • Prazo para manifestação do interesse de participar da lista de espera: Entre os dias 13 e 19 de abril.
  • Matrícula dos candidatos aprovados em chamada regular: Entre os dias 14 e 19 de abril.
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: A partir do dia 23 de abril.

Como me inscrevo no Sisu 2021/1?

Os candidatos que desejam participar do primeiro semestre do Sisu 2021 devem acessar a página do Sisu (que está disponível neste link) e realizar o login com os dados utilizados para se inscrever no Enem 2020. Além disso, ressaltamos novamente que podem concorrer as mais de 200 mil vagas disponíveis somente os alunos que tenham prestado o Enem 2020 e obtido nota maior que zero na prova de redação.

Na página do Sisu, você também pode consultar a disponibilidade de vagas por curso, município e por instituições, o que é interessante para você começar a definir as suas escolhas!

Dicas para o Sisu 2021/1

Se você pretende participar do Sisu 2021/1 e ainda não conhece muito sobre o programa, é importante entender um pouco mais sobre o Sisu para não ter nenhuma surpresa durante a etapa de seleção. É importante que você entenda sobre as notas de corte parciais e sobre a mudança na utilização destas notas, que criam notas de corte virtualmente maiores (você pode entender melhor sobre o assunto nesta postagem do InfoEnem!)

Também é de grande importância que você verifique os critérios de seleção de cada universidade, uma vez que as instituições podem adotar pesos diferentes para as notas do Enem, de acordo com o curso e diretrizes da instituição. Sendo assim, pode ser interessante que você procure por uma instituição que valorize as competências que você tenha obtido notas maiores.

 Vale ressaltar que essa mudança ocorre mesmo para cursos iguais! Por exemplo, o curso de Engenharia Mecânica na UFSCAR (Unidade Sede) atribui peso 2 para a competência Matemática e Suas Tecnologias, enquanto o mesmo curso na UTFPR (Campus Ecoville) possui peso 4 para esta competência. Assim, se você obteve uma nota excelente nesta competência, sua nota será maior para a vaga da UTFPR. E isso ocorre para a grande maioria dos cursos e instituições, sendo um critério importante para a análise dos candidatos!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/