Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Sisu 2022!

O Sistema de Seleção Unificada referente ao primeiro semestre de 2022 (Sisu 2022/1) terá início na próxima terça-feira (15/02). Desta maneira, por se tratar de um evento tão importante, é fundamental que os alunos conheçam tudo o que há de importante em relação ao Sisu. Diante disso, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre o Sisu 2022/1, destacando tudo o que você deve saber sobre esta plataforma.

O que é o Sisu?

Antes de mais nada, é fundamental que o aluno entenda o que é o Sisu. Como destacamos no início da publicação, o Sistema de Seleção unificada (Sisu) é uma plataforma digital que permite aos alunos que participaram do Enem concorrer a uma vaga em uma universidade pública brasileira. Normalmente, o Sisu ocorre duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo das instituições de ensino superior.

Quem pode participar do Sisu?

Para participar do Sisu é necessário que o aluno tenha realizado a prova do Enem no ano anterior (treineiros não podem participar deste processo seletivo) e terem obtido uma nota superior a zero na prova de redação. Além disso, algumas instituições também adotam uma nota mínima para participação no processo. Então, leia atentamente as informações fornecidas pelo programa!

Qual a diferença entre nota mínima e nota de corte?

Aliado ao tópico anterior, é importante deixarmos claro a diferença entre dois conceitos importantes, que são a nota mínima e a nota de corte. A nota mínima é a menor nota necessária para que o candidato possa participar do Sisu. Já a nota de corte deve ser entendida como a menor nota suficiente para classificar o aluno, ou seja, é a nota do último candidato classificado. Sendo assim, as notas mínima e de corte provavelmente serão diferentes (a nota de corte será maior que a nota mínima!)

Datas do Sisu 2022/1

Também é muito importante que os participantes conheçam as datas do Sisu 2022/1. O processo de seleção deve ocorrer entre a próxima terça-feira (15/02) e a próxima sexta-feira (18/02). Ao longo destes dias, a nota de corte para cada curso será atualizada uma vez ao dia, podendo ser utilizada como comparação por parte do aluno. Os resultados do processo e convocação para a primeira chamada devem ser divulgados no dia 22 de fevereiro, e a data para inscrição nas listas de espera ocorrem entre os dias 22 e 28 de fevereiro.

Quais cursos estão disponíveis?

Para cada edição do Sisu, o número total de vagas, as instituições participantes e os cursos disponíveis podem passar por alterações. Sendo assim, você deve conferir a lista de instituições participantes e cursos disponíveis antes de cada edição. Apesar disso, você deve saber que estão disponíveis cursos para tecnólogos, de licenciatura e também de bacharelado. Dentre os curso disponíveis, você poderá selecionar duas opções de curso/instituição/período, concorrendo a uma vaga nestas duas situações.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação algumas informações importantíssimas sobre o Sisu 2022/1. Com estas informações, você estará melhor informado e poderá concorrer a uma vaga em instituição de ensino superior pública!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Tags: |