Tudo Sobre a Seleção de Corretores de Redação do Enem 2018

Na última semana, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou que é a nova instituição responsável pelo processo de avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com isso, também anunciou datas e informações sobre tal processo. Em 2017, após anúncio da troca do consórcio aplicador das provas, a instituição responsável pela seleção, capacitação de corretores e pela correção efetiva era a Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista).

O processo seletivo para a função de avaliador das redações do Enem 2018 seguirá o seguinte cronograma:

  1. INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE AVALIADORES: 09 a 27 de julho de 2018
  2. CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA DE AVALIADORES: 11 de agosto a 10 de setembro de 2018
  3. DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: 28 de setembro de 2018
  4. CAPACITAÇÃO PRESENCIAL DE AVALIADORES: 24 e 25 de novembro de 2018
  5. PRÉ-TESTE: 26 e 27 de novembro de 2018
  6. CORREÇÃO EFETIVA: a partir de 28 de novembro de 2018

Podem se inscrever pessoas graduadas em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) ou Linguística, comprovados por diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), que não tenham vínculos empregatícios com cursos preparatórios (cursinhos) para o Enem, demais vestibulares e concursos públicos. Também estão impedidas de participar do processo seletivo pessoas que estejam inscritas no Enem 2018 e que tenham parentes de primeiro grau inscritos na edição deste ano do exame. No momento da inscrição, o candidato deve informar duas opções de cidade sede na qual gostaria de fazer as etapas presenciais do processo seletivo.

Os candidatos selecionados participarão da Capacitação a Distância de Seleção de Avaliador de Redações do Enem 2018, cuja duração será de 93 horas, divididas em nove módulo e que tem caráter obrigatório e eliminatório. Ao final dos módulos 2 a 7, os candidatos deverão responder questões de múltipla escolha sobre o módulo estudado. Ao final do último módulo, haverá uma questão dissertativa e um exercício final de avaliação de redações.

Os candidatos aprovados irão para a Capacitação Presencial, que ocorrerá nas cidades sede, que também tem caráter obrigatório e eliminatório, assim como o Pré-teste. Aspectos como pontualidade, organização, cumprimento de prazos, responsabilidade e afinidade com a grade de correção e com a Matriz de Referência para a Redação do Enem serão, a todo momento, avaliados.

É importante ressaltar que o regulamento afirma que não haverá nenhum tipo de ajuda de custo para o deslocamento, alimentação e hospedagem dos avaliadores para as cidades sede.

Vale ressaltar a importância fundamental do sigilo em todo o processo seletivo, inerente a qualquer correção de provas de vestibulares, exames e concursos públicos. Nada deve ser exibido ou dito a ninguém, inclusive os materiais da Capacitação a Distância e Presencial.

Em relação a correção efetiva, o regulamento prevê que cada avaliador deverá avaliar, no mínimo, 100 redações por dia e, no máximo, 200. O aumento desta cota somente será permitido àquele avaliador que apresentar um desempenho satisfatório.

A cada 50 textos, o avaliador receberá 2 redações de desempenho, cujo objetivo é avaliar o desempenho do avaliador. Caso este tenha um bom desempenho, de acordo com os critério da FGV, poderá realizar terceiras correções.

No momento da correção, o avaliador não terá informações se estará avaliando 1ª, 2ª ou 3ª correção nem redação de desempenho.

Maiores informações podem ser obtidas pelo endereço enemredacoes2018.fgv.br.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

 
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.