UECE anuncia adesão ao Enem / SiSU para 2015

Na última quarta-feira (12), a UECE (Universidade Estadual do Ceará) realizou um seminário no Campus Itaperi para discutir as Políticas de Ingresso e Inclusão da instituição. Entre as conclusões do encontro, ficou determinado que universidade irá participar pela primeira vez do processo seletivo do SiSU no início de 2015. O SiSU utiliza as notas do Enem para aprovação de estudantes nas instituições públicas participantes.

Conforme notificado no site da universidade, e como fizeram a maioria das instituições que hojem participam do SiSU, a adesão será gradativa. A UECE manterá dois processos seletivos por ano, sendo um para ingresso no primeiro semestre e outro com ingresso no segundo período letivo. Veja abaixo como será o critério de seleção de cada processo seletivo da instituição em 2015.

  • 1° Semestre: 50% das vagas serão preenchidas via vestibular tradicional enquanto a outra metade será preenchida via Enem / SiSU.
  • 2° Semestre: 100% das vagas serão ocupadas pela modalidade Vestibular.

Vale destacar que, dentre as vagas que serão disponibilizadas pelo SiSU no primeiro semestre do ano que vem, haverá ainda uma reserva para cotas sociais e étnico-raciais, em proporções a serem definidas na proposta que seguirá para análise e aprovação pelo Conselho Universitário (CONSU).

De acordo com o reitor Jackson Sampaio, a adesão do SiSU é de fundamental importância pelo fato do sistema promover a democratização do acesso às vagas públicas do ensino superior por meio do estímulo à mobilidade. Quanto as cotas sociais e raciais, ele reconhece que proporcionam inclusão social através da redução das desigualdades socioeconômicas e ético-raciais acumuladas historicamente.

A UECE já vinha estudando a adesão ao SiSU e ao sistema de cotas há um ano e meio, tendo realizado neste período dois seminários anteriores, um censo discente, reuniões com reitores de universidades estaduais que adotaram ENEM, SISU e Cotas (UESPI e UEPB), além da assessoria do Instituto de Inclusão Social na Educação superior, da UnB.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.