UECE aprova adesão ao Enem, SiSU e sistema de cotas

Na segunda-feira passada, 14 de abril, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) confirmou sua adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – como um dos critérios para aprovação de seus novos alunos. A decisão, tomada pelo Conselho Universitário (CONSU) em reunião presidida pelo reitor Jackson Sampaio, também confirmou a utilização do sistema de cotas sociais e raciais.

A nova forma de ingresso será válida para 50% das vagas do processo seletivo 2015.1, com entrada no primeiro semestre do ano que vem. Todos os turnos e cursos de graduação presenciais de oferta regular serão contemplados com a alteração.

Desta forma a instituição continuará realizando seu vestibular tradicional com edital, regras e datas próprias, porém para apenas metade das vagas. A outra metade seguirá o cronograma do SiSU, que normalmente abre inscrições no mês de janeiro.

Para ingresso de estudantes no segundo semestre de 2015 e dos anos seguintes, a instituição informou que manterá o Vestibular tradicional para o preenchimento de 100% das vagas.

Com relação ao sistema de cotas, 80% do total de vagas será destinado para estudantes egressos de escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas de 2012. Desta quantidade de vagas para cotistas, 50% serão reservadas para aqueles com renda familiar inferior a 1,5 salários mínimos e 50% para aqueles com renda familiar igual ou superior a 1,5 salários mínimos.

Quanto as cotas raciais, os percentuais serão aplicados de acordo com o percentual de pertença racial da população no Ceará, segundo dados do IBGE.

Ao todo 34 membros participaram das decisões tomadas na reunião do CONSU.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.