De acordo com nota divulgada na tarde de ontem (30), no site da Universidade Estadual do Cerará (UECE), a instituição marcou seminário no dia 12 de fevereiro para definir e divulgar se irá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para seleção dos seus estudantes nos próximos processos seletivos. O SiSU utiliza as notas do Enem como único critério para aprovação dos candidatos.
Vale lembrar que a universidade já havia criado uma comissão e realizado dois seminários para debater o tema durante o ano passado. A discussão foi interrompida após o início da greve geral de servidores docentes, e volta à tona agora no início deste ano.
Ainda segundo o informe, caso a decisão seja pela adesão ao Enem / SiSU, será válida apenas para ingresso no primeiro semestre do ano que vem. No seminário a comissão também discutirá a inclusão de cotas sociais e étnicas no vestibular da instituição. Se for aprovado, o sistema de cotas já será incorporado no próximo processo seletivo, com ingresso no segundo semestre de 2014.
Ao que tudo indica, a UECE não se tornará um exceção e seguirá a tendência de adesão das universidades públicas ao Exame Nacional do Ensino Médio e ao sistema do Ministério da Educação. E, assim como tem ocorrido com a maioria das instituições, a adesão deverá ocorrer gradativamente. Desta forma, inicialmente a instituição não utilizará o SiSU para preenchimento de 100% das vagas, mantendo ainda o vestibular tradicional.
Mas por enquanto isso ainda é apenas especulação. De concreto mesmo temos que a definição ocorrerá no próximo dia 12 e que não será válida para o próximo processo seletivo. Assim que a decisão oficial for anunciada, você será informado aqui no Portal infoEnem.