UFES Descarta Adesão ao Sisu no Vestibular 2016

De acordo com declaração do reitor Reinaldo Centoducatte, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) não irá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza exclusivamente as notas do Enem, como forma de ingresso para seu vestibular com entrada no primeiro semestre de 2016.

O reitor esclareceu que a universidade manterá, para o próximo vestibular de verão, o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio como primeira etapa e as provas discursivas da própria UFES como segunda fase de seu processo de seleção, a exemplo do que fez no Vestibular 2015.

Após formação, no ano de 2014, de comissão exclusiva para estudo e análise da adesão ao sistema do MEC como forma de ingresso no processo seletivo do primeiro semestre, criou-se expectativa para uso do Sisu já em 2016.

Contudo, apesar de uma conclusão aparentemente positiva do estudo, que foi inclusive foi encaminhada para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), houve certo impasse e nenhuma iniciativa ou decisão foi tomada de forma definitiva. Diante dos fatos, e julgando que um anúncio desta dimensão deve ser feito com boa antecedência, Centoducatte afirmou:

Para o próximo ano, a seleção não será feita exclusivamente pelo Sisu. Talvez, tenhamos algumas pequenas adaptações, mas não haverá nenhuma mudança radical.

Mesmo assim, a adesão ao Sisu não está fora de questão. O reitor completou seu esclarecimento informando que o uso do sistema como um dos mecanismos de seleção da UFES pode ocorrer no ano de 2017, aproveitando as notas do Enem 2016.

Caso o Cepe acompanhe o indicativo da comissão, as mudanças não virão nesse vestibular, mas para o ingresso do processo seletivo de 2017. Talvez seja incluído alguns outros cursos que utilizem o Sisu.

Vale explicar que todo o contexto da matéria refere-se ao vestibular de verão da UFES, que sempre seleciona estudantes para o primeiro semestre letivo. O vestibular de inverno, que ocorre no meio do ano, já utiliza o Sisu desde o ano de 2013, para cursos dos campi de Alegre e de São Mateus.

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.