A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou, nesta quinta-feira (04), nota em sua página na internet informando as datas do vestibular para ingresso no primeiro semestre de 2013. A primeira fase, que corresponde ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorre nos dias 3 e 4 de novembro próximo. Já a segunda etapa terá suas provas aplicadas nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2013.

É importante esclarecer que muitas universidades federais estão decidindo e divulgando as datas de seus processos seletivos tardiamente (se comparado aos anos anteriores) por conta de seus reitores e representantes terem sido convocados para reuniões pelo Ministério da Educação. Tais encontros visavam acordar propostas para o decreto de regulamentação e a portaria de normatização da nova Lei de Cotas sancionada este ano pela presidente Dilma, indispensáveis para a publicação dos editais dos vestibulares das federais.

Conforme noticiado, a UFES começará a adotar parte da lei de cotas, uma vez que já adota o sistema num percentual que varia de 40% a 50% do total de vagas, dependendo do curso. A instituição informou que essa proporção será mantida, porém, dentro deste quantitativo, serão aplicadas as regras da nova lei no que diz respeito à reserva de vagas para negros, pardos e indígenas.

O edital completo, com todas as informações sobre o VestUfes 2013 e detalhes sobre a reserva de vagas, será disponibilizado na página da Comissão Coordenadora do Vestibular, após a regulamentação da lei pelo Governo Federal. Como explicou o próprio reitor da universidade, Reinaldo Centoducatte, “A UFES está esperando a publicação de um decreto e uma portaria que regulamentarão essa nova lei. Assim, será normatizada a distribuição por faixas salariais e pelo corte étnico-racial”.

 

Noticias relacionadas: 

Leia nossos artigos sobre a polêmica:

 

Adquira o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.