UFLA – Universidade Federal de Lavras

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma instituição pública, localizada na cidade de Lavras, Minas Gerais, a 240 km de Belo Horizonte. Foi fundada em 1908 com o nome de Escola Agrícola de Lavras, depois passou a ser chamada de Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), até receber o nome atual. É um exemplo vivo da concretização dos ideais de seu fundador, Dr. Samuel Rhea Gammon, e de seu primeiro diretor, Dr. Benjamim Harris Hunnicutt.

 

Estrutura

A UFLA possui um único campus, localizado na própria cidade que nomeia a universidade. Conta hoje com 23 cursos de graduação, sendo 16 bacharelados e 7 licenciaturas. Oferece ainda mais 3 cursos de bacharelado na modalidade EaD (Ensino a Distância).

 

Processo Seletivo

O processo de seleção da UFLA é realizado de duas formas distintas.

  • SiSU (Sistema de Seleção Unificada): sistema do MEC que seleciona os candidatos exclusivamente através das notas do Enem;
  • Processo de Avaliação Seriada (PAS): avaliação gradual em que os estudantes realizam uma prova em cada ano do Ensino Médio, sendo que a prova do terceiro e último corresponde ao Enem.

 

Links úteis