Nesta terça-feira (24), a assessoria de imprensa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou nota informando que a instituição não adotará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em seu vestibular 2013. A afirmação foi feita pela vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton, durante encontro com pré-vestibulandos na tarde de ontem, no campus Pampulha.

Conforme noticiado, estudantes de escolas públicas, privadas e de cursinhos preparatórios entregaram à vice-reitora o manifesto do Movimento UFMG sem Sisu, no qual apresentavam sua “insatisfação com a possível adesão da UFMG ao Sisu”, que seleciona candidatos exclusivamente através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O documento também listou o que os estudantes consideram como principais falhas do Enem: erros na correção da redação; falta de transparência na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), usada nas correções dos testes; roubo das provas em 2009; erro de impressão no caderno amarelo em 2010, e fiscalização ineficiente, tanto em relação ao armazenamento  quanto a aplicação das provas.

A vice-reitora ainda explicou que em nenhum momento a adesão da UFMG ao Sisu foi pauta de discussões de seus conselhos superiores. “Nenhuma decisão relativa ao processo seletivo para entrada de alunos na UFMG é tomada individualmente pelo reitor ou pela vice-reitora. Essa deliberação é do Conselho Universitário, que conta também com representação da comunidade estudantil”, concluiu Rocksane.

No vestibular 2012/1, realizado no final do ano passado, a UFMG também não utilizou o Sistema de Seleção Unificada para selecionar seus estudantes, no entanto o Enem substituiu a primeira fase do processo seletivo. A instituição ainda não confirmou se utilizará as notas do exame para o Vestibular 2013.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.