UFMG passa a utilizar as duas edições anuais do SiSU

Na semana retrasada, uma das instituições de ensino mais importantes do país anunciou que realizará dois processos seletivos por ano. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu que a partir do ano que vem passará a utilizar as duas edições anuais do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). No começo deste ano (2013), a referida universidade já tinha anunciado a decisão de acabar com seu vestibular próprio e utilizar o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de seleção.

A decisão de realizar dois processos seletivos ao ano (um por semestre) foi tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no início deste mês.

No dia 23 de dezembro a UFMG publicou o edital com a retificação que adiciona as informações sobre as duas edições do SiSU no ano que vem.

De acordo com a professora Antônia Vitória Soares Aranha (pró-reitora de graduação), um dos motivos de realizar um processo seletivo por semestre é reduzir o número de chamadas em cada uma das entradas semestrais, facilitando assim o processo de matrícula dos aprovados. Outros motivos apontados foram tornar a UFMG mais competitiva, com um processo seletivo de porte nacional, e promover a entrada de estudantes de outros estados, cujo acesso à universidade hoje chega a 14%.

No primeiro SiSU de 2014, serão ofertadas um total de 3.535 vagas, sendo 3.295 em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros. Já na segunda edição do SiSU 2014, que ocorrerá no segundo semestre, serão ofertadas 2.714 vagas em Belo Horizonte.

Evidentemente que para poder concorrer à uma das vagas em qualquer edição do SiSU 2014, é necessário que os interessados tenham realizado o Enem deste ano (2013).

É importante destacar que a UFMG aplicará provas de vestibular apenas para os interessados nos cursos de Artes Visuais (licenciatura e bacharelado), Cinema de Animação e Artes Digitais, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, licenciatura em Dança, Design de Moda, Música (bacharelado e licenciatura) e Teatro.

Para saber mais detalhes e para baixar o edital com informações atualizadas sobre processo seletivo da UFMG pelo SiSU, clique aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.