UFMS Aprova Implantação de Vestibular e Ingresso Seriado

No último dia 19 de outubro, o Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), decidiu implantar novos processos seletivos para complementar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que utiliza os desempenhos dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A mudança, que deve ser implementada já no próximo ano, oferecerá o vestibular e o Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) como outras formas de acesso à UFMS. Vale ressaltar que as percentagens de vagas para cada forma de entrada ainda não foram decididas. Entretanto, tal decisão deverá ocorrer dentro dos próximos dias.

Segundo o professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, Pró-Reitor de Graduação da referida universidade, o sistema unificado de seleção informatizado do MEC é um processo seletivo muito importante. Afinal, democratizou o acesso aos alunos de todo o Brasil.

Porém, traz o problema do aluno que vem de outra região e acaba não se adaptando, ou pela falta de apoios da família, ou por questão financeira. Já o vestibular contempla alunos que têm maior certeza do curso escolhido, destacou o Pró-Reitor.

Além disso, Ruy salientou também que o vestibular, por contemplar melhor os alunos do estado do Mato Grosso do Sul, aumentará as chances de permanência na instituição e, consequentemente, a redução das desistências.

É importante destacar que o PAS é um processo seletivo por meio do qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio, sendo selecionados aqueles com melhor desempenho ao final do processo. A primeira avaliação também será realizada em 2018.

Ruy declarou ainda que, apesar da mudança nas formas de ingresso, a UFMS vai continuar utilizando as notas do ENEM, tanto a das redações, como as das demais provas.

Atualmente a UFMS oferece 113 cursos de graduação distribuídos em 9 campi. No total, a universidade tem aproximadamente 20 mil alunos matriculados.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.