A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocupa lugar de destaque entre as instituições federais de ensino superior do país. Criada através da Lei 5.647, de 10 de dezembro de 1970, seu campus central começou a ser construído no início daquela década e é um dos locais mais visitados da Capital, Cuiabá. A expansão quantitativa e qualitativa da UFMT faz dela a mais abrangente instituição de ensino superior no Estado. Está presente em todas as regiões de Mato Grosso, um território com mais de 900 mil quilômetros quadrados, e tem por objetivo promover o ensino, a pesquisa e a extensão nos diferentes ramos do conhecimento, bem como a divulgação científica, técnica e cultural. Os princípios institucionais são compromisso social, democracia, inclusão, interação, formação e autonomia.

Implantada em uma região de rica biodiversidade abrangendo – Pantanal, Amazônia, Araguaia e Cerrado – e três grandes bacias hidrográficas, a UFMT representa inesgotável campo de pesquisa para a produção do conhecimento.

Além da Capital, mais quatro cidades têm campi da UFMT – Rondonópolis, no sul, Pontal do Araguaia e Barra do Garças, no leste, e Sinop, no norte. Atualmente a instituição está, também, em 13 pólos de formação a distância abrangendo todas as regiões de Mato Grosso. Essa dimensão multicampi determina a definição de estratégias que contemplem o permanente intercâmbio acadêmico e administrativo entre a sede e as diferentes unidades em todo o Estado.

 

Estrutura

A UFMT tem 27 institutos e faculdades; o Hospital Universitário Júlio Müller, o Hospital Veterinário; uma fazenda experimental (em Santo Antônio do Leverger); uma base avançada de pesquisa no Pantanal (município de Poconé); estações meteorológicas (Cuiabá e Rondonópolis); herbário; biotério, zoológico, ginásio de esportes, parque aquático, museus e o único teatro com especificações técnicas exigidas para receber as diversas modalidades de artes cênicas no Estado, todos em Cuiabá. Conta ainda com o maior sistema de bibliotecas do Estado, somando mais de 300 mil volumes, sendo 200.908 na Biblioteca Central em Cuiabá; 47.878 em Rondonópolis; 16.639 no Campus do Araguaia e 15.588 em Sinop. Atende a mais de 18 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Conta com quase três mil servidores, sendo mais de 1300 docentes e mais de 1600 técnicos administrativos.

Segue informações dos campi:

Cuiabá (Sede): Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 – Bairro Boa Esperança – Cuiabá-MT – Fone: (65) 3615-8000. Para mais informações, acesse o site do Campus Cuiabá

Rondonópolis: Rod. Rondonópolis – Guiratinga, Km 6 – Rondonópolis – MT – Fone: (65) 3410-4004. Para mais informações, acesse o site do Campus Rondonópolis.

Médio Araguaia: Rod. MT 100, Km 3,5 – Pontal do Araguaia – MT – Fone: (65) 3401-1470. Para mais informações, acesse o site do Campus Médio Araguaia.

Sinop: Av. Brasília, 1200 – Sinop – MT – Fone: (65) 3531-9796. Para mais informações, acesse o site do Campus Sinop.

 

Vestibular

A UFMT substituiu seu vestibular tradicional pelo desempenho alcançado pelos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Link: 

Site da UFMT