Ufob Dará Bônus Regional Para 80 Cidades no Sisu 2016

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) anunciou, por meio de sua assessoria de comunicação social, que ofertará bônus regional para estudantes oriundos de 80 cidades baianas com proximidade de até 150 quilômetros de qualquer uma das suas unidades sede, no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016.

Desta forma, os candidatos destes munícipios receberão o acréscimo de 20% no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), uma vez que as notas das provas serão usadas como único critério para seleção de candidatos no sistema organizado e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A medida é válida para todos os 29 cursos disponibilizados pela Ufob.

É importante ressaltar que o MEC esclareceu que a iniciativa é legal e que não descumpre nenhuma das normas do edital do Sisu, motivo pelo qual o Critério de Inclusão Regional proposto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da universidade foi aprovado sem restrições.

Vale lembrar ainda que a Ufob destina metade das vagas oferecidas para estudantes que realizaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, em conformidade com Lei de Cotas sancionada em agosto de 2012.

A reitora da Ufob, Iracema Veloso, explica entretanto que o candidato não pode utilizar o benefício do bônus regional cumulativamente com a concorrência como cotista:

Com o bônus, o candidato deverá optar pela ampla concorrência. Ele não pode, por exemplo, ter o bônus de 20% e concorrer pelo sistema de cotas. O estudante, mesmo que se enquadre no sistema de cotas, mas quiser obter o bônus, deverá optar pela concorrência universal. Uma vez aprovado, e possuindo o perfil de cotista, ele é enquadrado na assistência estudantil. Além disso, o bônus só é concedido a quem alcançar a nota de corte, que vaira de acordo com cada curso.

Além de estimular a participação e inscrição de candidatos da região dos campi da Ufob nos seus respectivos cursos, o bônus regional também aumenta a possibilidade de ingresso destes estudantes. A relação completa com as 80 cidades aceitas pode ser consultada aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.