Segundo artigo publicado no portal terra, a Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiu adotar o Enem como única forma de seleção dos seus calouros a partir de 2014. Tal decisão, que foi tomada na última segunda-feira, levou em conta as dificuldades orçamentárias para a aplicação do vestibular tradicional após a presidente Dilma Rousseff ter sancionado lei que isenta do pagamento da inscrição alunos de escola pública e bolsistas integrais na rede particular.

Ao analisar tais dificuldades ,  por 15 votos a favor e quatro contra, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade entendeu que a melhor opção seria adotar o Enem, que, até então, era utilizado apenas como primeira fase do processo seletivo.

Portanto, a partir de agora, não haverá mais o vestibular tradicional da UFPA. O Consepe também decidiu que uma parcela de 20% do total de vagas será preenchida por meio do SiSU (sistema informatizado do MEC que também utiliza as notas do Enem para selecionar alunos para as instituições públicas de ensino superior).

Vale ressaltar que os processos seletivos especiais (educação no campo, indígenas, quilombolas) e os processos que envolvem provas de habilidades específicas, como em artes, não sofrerão modificações.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.