UFPA Inicia Hoje Inscrições no Processo Seletivo 2017

Inicialmente previsto para a última sexta-feira, 30 de setembro, o período de inscrições do Processo Seletivo 2017 (PS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia nesta segunda-feira, 3 de outubro, a partir das 14h.

Quem quiser participar desta edição poderá se candidatar até às 17h do dia 24 de outubro, diretamente na página do Centro de Processos Seletivos (Ceps) na internet, por meio do endereço eletrônico ceps.ufpa.br. A taxa tem custo de R$ 35 e deve ser paga até o dia seguinte ao término das inscrições, lembrando que candidatos da rede pública têm direito à isenção deste valor.

O PS 2017 preencherá um total de 6.088 vagas em mais de 178 cursos presenciais de graduação, oferecidos em 20 sedes distribuídas por todo o estado paraense. Outras 1.316 carteiras da UFPA serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usará exclusivamente as notas do Enem 2016.

Conforme as regras da seleção, o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio também será utilizado como único critério de avaliação. A diferença entre o PS e o Sisu é que o primeiro é organizado e conduzido pela própria UFPA, enquanto o segundo é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Vale esclarecer que as únicas exceções são os cursos de Dança e Música, para os quais haverá, além da uso das notas do Enem, uma etapa com testes de habilidade específica. A partir deste ano não existirá mais segunda opção para quem se inscreve nestes cursos e é reprovado no Exame de Habilidades, como ocorreu até o PS 2016.

De acordo com o Edital, a divulgação da lista de aprovados no resultado oficial preliminar ocorrerá no Portal da Ceps, em data ainda não conhecida, uma vez que dependerá da liberação do resultado do Enem pelo MEC, que deve ocorrer somente em janeiro do que vem.

Para mais detalhes e informações, basta entrar em contato pelos telefones (91) 3201-7266, 3201-8382, 3201-8386 e 3201-8387.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.