UFPA Libera Edital e Abre Inscrições Para o PS 2016

A Universidade Federal do Pará (UFPA) liberou o edital e iniciou, nesta quarta-feira (14), o prazo de inscrições para o Processo Seletivo de 2016. Esta edição do PS será responsável pelo preenchimento de 5.553 vagas nos dois semestres do próximo ano, sendo que mais 1.235 serão ofertadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Portanto, a instituição oferece um total de 6.788 oportunidades.

As inscrições no PS devem ser realizadas no site da Ceps (Centro de Processos Seletivos) da UFPA, até a data limite de 16 de novembro. A taxa tem custo de R$ 30 e deve ser quitada até o dia 17 do mesmo mês. Poderá solicitar a isenção deste valor o estudante que cursou integralmente o ensino médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa de estudo integral.

Durante o preenchimento da ficha online os candidatos deverão informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, uma vez que as notas do Enem 2015 consistem no único critério para classificação nos cursos da federal paraense. Será exigida pontuação mínima de 500 na redação e 400 nas provas objetivas para disputa de vagas.

A exceção fica por conta das carreiras de Artes Visuais, Teatro, Música e Dança, que além do exame nacional também exigem uma avaliação de habilidades específicas, com data de aplicação marcada para 13 de dezembro.

Vale esclarecer que nesta edição do processo seletivo a UFPA trouxe novidades, apresentando novos cursos e também promovendo mudanças no sistema de cotas, que agora aumentou a reserva de vagas para negros. Para ver as alterações em detalhes, veja esta matéria.

O resultado oficial com a lista de aprovados no PS 2016 deve sair somente no final de janeiro, após liberação do boletim individual do Enem.

A lista de cursos, todas as regras e informações do processo, podem ser consultadas neste Edital.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.