UFPA Promove Mudanças Para o Vestibular 2016

A Assessoria de comunicação social da Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (28), algumas mudanças importantes para o Vestibular para ingresso no primeiro semestre de 2016.

A principal delas diz respeito ao Sistema de Cotas, que garante a reserva de 50% do total de vagas da instituição para estudantes oriundos do ensino público de ensino (cota escola), sendo 25% asseguradas para aqueles que além desse pré-requisito ainda integram famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (cota renda).

A mudança promovida foi que, do total de postos destinados a cotistas, em ambos os grupos, houve a ampliação de 40% para 78% na reserva para modalidade que contempla candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI).

Traduzindo as mudanças em números absolutos, o Vestibular 2016 da UFPA ofertará 2.757 vagas para ampla concorrência (não cotistas) e mais 2.786 para o Sistema de Cotas. Destas, aproximadamente 199 vão para a cota escola, 235 para a cota renda e 1.176 para a cota racial (PPI).

Outra novidade desta edição da seleção da instituição paraense é a inclusão do curso de Engenharia de Bioprocessos em Belém e das licenciaturas em Física, Química, Geografia e História na unidade de Ananindeua. No total serão disponibilizadas vagas em 170 cursos de 20 cidades sede.

Seleção da UFPA e Enem

Apesar de anunciar tais mudanças, a universidade reforçou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará sendo utilizado como base para escolha dos candidatos, tanto via processo seletivo tradicional (5.545 vagas) quanto pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu (1.235).

Além disso, continuará havendo bônus com acréscimo de 10% sobre a nota do Enem para participantes que comprovem ter cursado todo o ensino médio em escolas localizadas em qualquer um dos sete Estados da Região Norte.

Fonte: portal.ufpa.br

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.