UFPA Publica Dados das Inscrições do Prosel 2016

Na última sexta-feira, 27 de novembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou dados referentes as inscrições do Processo Seletivo (Prosel) de 2016.

De acordo com assessoria de imprensa da instituição, 110.633 candidatos se inscreveram para participar do processo, sendo que 91,8 mil (mais de 80%) foram isentos da taxa no valor de R$ 30, que confirma a participação na seleção.

Como as notas do Enem 2015 serão utilizadas como critério para classificação dos concorrentes, as inscrições ainda passarão pelo processo de homologação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização exame nacional.

Conforme explicado pela própria UFPA, nesta etapa o Centro de Processos Seletivos (Ceps) prepara um arquivo com o CPF de cada um dos candidatos com inscrições válidas no vestibular, além de solicitar ao Inep a nota desses participantes. Vale lembrar que o resultado do Enem deve sair somente em janeiro de 2016.

Outro dado ressaltado pela federal paraense é a diminuição na quantidade de inscritos em relação ao último Prosel: esta edição registrou queda de mais de 15.000 inscrições. A justificativa é que a universidade também utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como meio de ingresso, o qual aproveita as notas do Enem para seleção de estudantes. Ao contrário do vestibular, o número de inscritos no Sisu vem crescendo ano após ano.

A UFPA disponibiliza um total de 6.886 vagas ofertadas em 171 cursos de graduação para 2016. Destas, 5.631 serão ocupadas pelo Processo Seletivo e as demais 1.255 pelo Sisu.

Fonte: Portal UFPA

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.