UFPA realiza Processo Seletivo hoje

Neste sábado (3/12), está acontecendo o Processo Seletivo (PS) 2012 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esta edição é a maior da história da universidade, contando com 72.143 candidatos que estão fazendo provas em 2.152 salas de aula em todo o estado. Os vestibulandos iniciaram as provas às 14h e têm até às 18h para responder as 55 questões de múltipla escolha.
Os dirigentes ligados ao PS 2012 explicaram que a prova acontece a tarde devido à necessidade de utilização do espaço de escolas da rede pública e privada, que mantém atividades no turno da manhã. Também afirmaram que em função deste horário, esperam que ocorram poucos casos de atraso de estudantes.
Com 1.535 vagas a mais do que no ano passado, a UFPA oferta mais de 7.500 vagas para 2012, das quais 4.072 são para cursos na capital e 3.534 para o interior do Estado. Neste processo, serão 18 novos cursos, dos quais, dois inéditos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações, ambos ofertados em Belém.
É importante esclarecer que a UFPA não utilizará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o preenchimento dessas vagas, entretanto a participação no Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem) é obrigatória. A universidade utiliza a nota do Enem como pré-requisito para inscrição e também como primeira fase do Processo Seletivo 2012, porém esta primeira fase não é eliminatória, uma vez que as notas do Enem serão divulgadas somente em janeiro/2012, enquanto a segunda etapa do concurso está sendo realizada hoje, dezembro/2011. Dessa maneira todos os inscritos realizam a segunda fase, e a nota do Enem entrará na composição da nota final de cada um deles.
Já no que diz respeito às cotas, a instituição mantém reservas para quatro grupos de cotistas, são eles: estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública (cota escola); estudantes da rede pública que se declarem negros ou pardos (cota cor); alunos portadores de deficiência (PcDs) e para estudantes indígenas. As inscrições para a seleção indígena seguem abertas até o dia 6 de dezembro.
A divulgação do gabarito e da relação dos aprovados no Processo Seletivo UFPA 2012 ainda não tem data determinada, mas será realizada exclusivamente pela internet, através do site http://www.ceps.ufpa.br.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.