Através da Lei nº 3.191 sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criada no dia 2 de julho de 1957. Sua origem está vinculada com a junção das seguintes faculdades públicas e privadas de Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

Hoje a UFPA consiste numa importante instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu). A universidade conta com 513 cursos de graduação e 45 programas de pós-graduação, sendo 23 cursos de mestrado e 22 de doutorado.

 

Estrutura

A UFPA se espalha por todo o estado, fazendo-se presente em 11 campi. Veja a lista abaixo.

A universidade também oferece Ensino a Distância (EaD), ministrando os cursos de Administração e licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Português e Química.

 

Processo Seletivo

Desde de 2013 a UFPA utiliza como forma de ingresso as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos se inscrevem no vestibular utilizando o número de inscrição do Exame, essa parte do vestibular fica com 80% das vagas e os outros 20% são oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que também leva em consideração apenas as provas do Enem.

 

Para mais informações

Site da UFPA – http://www.portal.ufpa.br/

EaD – http://www.aedi.ufpa.br/