UFPE adere integralmente ao Enem / SiSU

Na última quinta-feira, dia 3 de abril, uma das mais importantes instituições de ensino do país decidiu acabar com seu tradicional vestibular e aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O anúncio da decisão foi feito pelo reitor Anísio Brasileiro, após votação que ocorreu na reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste de Recife. Dos 40 membros do Conselho de Ensino, 36 votaram a favor da adesão, dois contra e dois se abstiveram do voto. É importante ressaltar que o vestibular para o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), que seleciona candidatos para 12 cursos de engenharia, será mantido. Também permanecem a terceira etapa do curso de química e os testes de habilidade dos cursos de música.

Dessa forma, a partir do vestibular de 2015, a UFPE selecionará seus novos estudantes exclusivamente através do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vale destacar que, até o ano passado, o Enem servia apenas como primeira fase do processo seletivo.

Na região Nordeste, a UFPE era a única universidade federal que ainda não integrava totalmente o sistema do Ministério da Educação. No Brasil, segundo o MEC, 54 das 63 federais existentes já aderiram ao Sisu, seja total ou parcialmente.

Segundo o reitor Anísio, a decisão foi benéfica para a instituição. “O Sisu é uma maneira muito boa de agregar mais alunos do interior e de escola pública e, provavelmente, trará alunos de outros estados. Mas isso é uma coisa boa. O sistema Enem-Sisu fortalece a qualidade da entrada dos estudantes na UFPE, que é o nosso objetivo. Ele fortalece uma visão republicana e nacional da educação pública superior e os laços com a educação básica e o ensino médio”, garantiu.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.