A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou nota em sua página na internet, na noite de quinta-feira (30), informando que disponibilizará 870 vagas para cotistas no Vestibular 2013, a ser realizado no final deste ano.  Com essa medida a instituição se adequa a nova lei de cotas sociais e raciais sancionada nesta semana pela presidenta Dilma Roussef.

Esta edição do Vestibular UFPE oferecerá 6.961 vagas, sendo que o contingente de 870 reservadas aos cotistas corresponde a 12,5% do total, deixando a instituição em consonância com a Lei que estipula prazo até 2016 para que as universidades federais atinjam o total de 50% de vagas exclusivas para cotistas, numa progressão mínima de 12,5% ao ano, a partir de 2013. O preenchimento destas vagas, conforme a própria lei determina, será exclusivamente pelo desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entretanto a UFPE ainda não decidiu se irá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A notícia também explica que, com a admissão da cotas, a UFPE decidiu suspender a sua política de bonificação de 10% sobre a nota conferida aos candidatos oriundos de escolas públicas. O parecer ainda esclarece que será preservado o modelo do Vestibular da universidade, utilizando o Enem 2012 como primeira fase e mantendo as datas das provas da 2ª fase para os dias 2 e 3 de dezembro.

O único evento do processo seletivo que pode sofrer alguma alteração de data, segundo pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Ana Cabral, é a data para abertura do período de inscrições, antes prevista para o dia 11 de setembro. Esse atraso, que será de poucos dias segundo a pró-reitora, ocorrerá em função dos “ajustes” a adoção das cotas. “Tão logo a Universidade delibere sobre a nova data, todos serão informados”, garantiu Ana Cabral.

 

Notícias relacionadas:

Leia nossos artigos sobre a polêmica:

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.