UFRGS decide não adotar o Sisu para 2014

De acordo com o site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Universitário (CONSUN) decidiu rejeitar a proposta de destinar 30% de suas vagas aos cursos de graduação do ano de 2014 para Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do ministério da Educação.

A proposta, que havia sido encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação, foi discutida por uma comissão especial, formada por conselheiros do CONSUN e CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), tendo como parecer a recomendação de não adoção ao SiSU na seleção de seus estudantes para 2014. Ao analisar tal matéria, o CONSUN aprovou por unanimidade o parecer da comissão. Dessa forma, decidiu não aderir ao programa do MEC para o ano que vem.

Segundo informações da própria instituição, os principais motivos para a rejeição são o fato das inscrições para o Enem 2013 já estarem encerradas e o pouco tempo para discutir o assunto.

Para o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto,  a decisão do CONSUN “demonstra o cuidado que a Universidade tem com seu processo seletivo. Todas as iniciativas de mudança têm um grande impacto, por isso precisam ser bem discutidas”.

Entretanto, em parecer divulgado na última terça-feira, dia 06, a comissão designada pela universidade afirmou que as “condições são desfavoráveis” para 2014.  Dessa forma,  garantiu que seguirão estudando o tema para a elaboração de uma proposta de adesão para 2015.

0 Shares:
2 comments
  1. É sem dúvida uma decisão que comprova o atraso injustificável em que se encontra esta valorosa instituição de ensino, o que mais impressiona é falta de informações dos seus gestores, quando colocam como principal objeto de rejeição para não selecionar apenas 30 % de suas vagas pelo SiSU 2013, ( um número já insatisfatório)), ” o fato de que as inscrições do Enem já estarem encerradas e o pouco tempo para discutir o assunto” Percebe-se, então, com toda clareza, que o programa de seleção de vagas pelo SiSU, para os Dirigentes da UFRGS, é ainda, algo desconhecido para todos dirigentes dessa instituição. A exdrúxula decisão, causa danos a uma maioria de estudantes de baixa renda, que são domiciliados dentro e fora do RGS, e não possuem condições econômicas de bancar inscrições em cursos que não são oferecidos em suas regiões de orígem. Outro dado, que desqualifica as razões das inscrições encerradas do Enem ser impedimento para adesão ao sistema de seleção, não procede! Pois, todo e qualquer estudante que almeja acesso a um curso superior, quer ter opção de concorrer em mais de uma Universidade, e só através do SiSU existe essa possibilidade, que é a mais viável e isenta de custos com deslocamento. Portanto, nesse perído do ano, esses estudantes já estão inscritos, e não apenas esperando o já tornado obsoleto sistema de seleção pelo o vestibular, onde prioriza os estudantes locais e excluindo da ensino superior público, candidatos de outras regiões do seu próprio Estado. Senhores, o SISU já é um sucesso, e dentre todas as Universidades Federais, apenas a UFRGS e UFPE, permacem fora do melhor e mais democrático oprograma de acesso ao ensino superior do País. Todavia, os erros eximtem, e podem ser retificados! E, não para ser ratificados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like