De acordo com o site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Universitário (CONSUN) decidiu rejeitar a proposta de destinar 30% de suas vagas aos cursos de graduação do ano de 2014 para Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do ministério da Educação.

A proposta, que havia sido encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação, foi discutida por uma comissão especial, formada por conselheiros do CONSUN e CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), tendo como parecer a recomendação de não adoção ao SiSU na seleção de seus estudantes para 2014. Ao analisar tal matéria, o CONSUN aprovou por unanimidade o parecer da comissão. Dessa forma, decidiu não aderir ao programa do MEC para o ano que vem.

Segundo informações da própria instituição, os principais motivos para a rejeição são o fato das inscrições para o Enem 2013 já estarem encerradas e o pouco tempo para discutir o assunto.

Para o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto,  a decisão do CONSUN “demonstra o cuidado que a Universidade tem com seu processo seletivo. Todas as iniciativas de mudança têm um grande impacto, por isso precisam ser bem discutidas”.

Entretanto, em parecer divulgado na última terça-feira, dia 06, a comissão designada pela universidade afirmou que as “condições são desfavoráveis” para 2014.  Dessa forma,  garantiu que seguirão estudando o tema para a elaboração de uma proposta de adesão para 2015.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.