UFRJ Confirma Manutenção do Enem e Sisu Para 2016

Uma das mais tradicionais universidades brasileiras, a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou nesta semana portaria que define a manutenção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de ingresso de seus novos estudantes neste ano.

Portanto, aqueles que pretendem ingressar na universidade no ano que vem, devem confirmar participação no Enem 2015, cujas inscrições e Edital devem ser lançados ainda na primeira quinzena deste mês de maio.

Vale esclarecer que, como haverá eleições para reitor nos próximos dias, criou-se certa expectativa em torno do candidato a assumir cargo não ser favorável a manutenção do Sisu e do exame nacional em substituição ao vestibular tradicional da UFRJ. Entretanto, com a portaria, a utilização do sistema do Ministério da Educação está assegurada independente de quem seja o novo reitor.

A UFRJ utilizou pela primeira vez o Sisu em 2010, quando preencheu 40% de suas vagas pelo programa do governo, enquanto o restante foi ocupado pelo vestibular tradicional. A instituição aboliu o processo seletivo próprio dois anos depois, em 2012, quando o sistema que usa as notas do Enem passou a ser seu único meio de acesso.

No ano passado a Federal do Rio de Janeiro ofereceu um total de 8.530 vagas via Sisu, sendo 4.823 na edição do primeiro semestre e outras 3.707 para o segundo período letivo. A única exceção foram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Dança, Comunicação Visual Design, Composição Paisagística, Composição de Interior, Educação Artística e Gravura, que também exigiram o teste de habilidade específica (THE).

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.