O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com os dias contados. Na manhã desta terça-feira (17), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN confirmou a ampliação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a resolução aprovada pelo Consepe, para o ingresso no ano de 2013,  cujas provas serão realizadas no final deste ano, todos os cursos deverão disponibilizar, no mínimo, 50% das vagas através do Sisu, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via vestibular tradicional.  Assim sendo, o estudante que realizar o Enem 2012 já poderá concorrer a vagas da UFRN sem precisar prestar o processo seletivo da instituição.

Os cursos cujo ingresso se dá somente no segundo semestre terão seu acesso exclusivamente através do Sisu, enquanto os cursos com entrada apenas no primeiro semestre terão vagas divididas, com 50% pelo vestibular e 50% pelo sistema do Ministério da Educação.

A mesma resolução também prevê que a partir de 2014 a UFRN preencherá 100% das suas vagas através do Sisu, “excetuando-se os cursos que não se enquadram nesse processo seletivo”.

Também ficou determinado que após a finalização do vestibular deste ano e as duas edições do Sisu 2013, a Pró-Reitoria de Graduação e a Comissão Permanente para o Vestibular (Comperve) farão um estudo do processo de admissão e, caso seja constatada a necessidade, proporão alteração dessa resolução.

Desta maneira, a universidade procura se adequar à nova realidade que já existe em diversas outras instituições federais de ensino superior, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz, que mostrou-se satisfeita com a aprovação. Ela considera tal decisão uma “significativa evolução pela qual a UFRN irá passar nos próximos anos. Com essa mudança, a Universidade passará dos atuais 6% dos estudantes que ingressaram via SISU para 100% do alunado”.

O principal objetivo da medida é democratizar a forma de acesso ao ensino superior. “É um processo mais justo para o aluno. E essa mudança é bem-vinda para toda a sociedade”, conclui a reitora.

 

Notícias relacionadas:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.