UFRN Ofertará Mais de 7,9 Mil Vagas Para 2016

Uma das mais importantes instituições nordestinas de educação superior, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou o total de vagas que ofertará para o ano de 2016. De acordo com a instituição, serão disponibilizadas 7.987 oportunidades em mais de 100 opções de cursos de graduação, 122 a mais do que o último processo seletivo.

Conforme determinado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) da universidade, a grande maioria destes postos será preenchido pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Serão 6.878 vagas destinadas ao processo organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que utilizará exclusivamente o desempenho dos candidatos no Enem 2015 como critério de classificação.

O restante será ocupado pelas seguintes formas de ingresso/programas: 80 para o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G); 62 para o MOBI-INTER, que permite mobilidade dentro de um mesmo curso em outro campus da UFRN; 186 para a seleção específica (PSE) aos cursos de Música, Teatro e Letras-Libras; 750 para o Processo Seletivo de Reingresso de 2º Ciclo; e 31 para convênio com instituições do Timor Leste.

Com relação a reserva de vagas, a UFRN trabalha de maneira diferente do que a maioria das federais. Além de destinar postos em conformidade com a Lei de Cotas de 2012, a instituição também utiliza o Argumento de Inclusão Regional, que consiste em sua política de Ação Afirmativa.

O Sisu 2016 ainda não teve suas regras e calendário divulgados pelo governo, porém deve ocorrer no mês de janeiro.

Fonte: g1.globo.com

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.