A tentativa do governo federal de unificar todos os vestibulares do país, embora ainda esteja distante, cada dia ganha contornos mais nítidos.

Conforme noticiou o site G1, de Roraima, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) irá destinar, para o primeiro semestre de 2014, 60% das vagas através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada do MEC que utiliza única e exclusivamente o desempenho no Enem para selecionar os estudantes para as instituições públicas de ensino superior).

O pró-reitor de ensino e graduação da UFRR, Fábio Wankcler, em entrevista ao jornal regional da Globo, explicou que a proposta do governo federal referente a este novo sistema de seleção é promover uma mobilidade maior de vagas em todo o território nacional. Em relação as mudanças no processo seletivo da UFRR,  Wankcler destacou que a instituição “já adota o sistema de processo seletivo do Enem há alguns anos. O diferencial deste ano vai ser a ampliação dos percentuais dos cursos de graduação. O curso de medicina terá 20% das vagas destinadas aos candidatos do sistema Enem/Sisu. Enquanto os demais vão ter 60%.”

Ainda segundo o pró-reitor, o edital com todas as regras e procedimentos do 1º processo seletivo da UFRR de 2014 está previsto para ser publicado nesta primeira quinzena de julho.

Questionado sobre a continuidade do vestibular tradicional da instituição, Wankcler garantiu que o mesmo não será extinto e que a mudança, pelo menos para o vestibular de 2014, será apenas na quantidade de vagas decididas pelo SiSU. “O processo permanecerá o mesmo do ano passado incluindo as cotas. Vamos ter 1.500 vagas disponibilizadas, destas 850 são destinadas ao Enem/Sisu”.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.