Últimas dicas antes de fazer o Enem 2014

A grande hora chegou: o Enem 2014 começa daqui a pouco! Para evitar qualquer nervosismo, agora é o momento de refletir o porquê você irá fazer essa prova.

Primeiramente, você deve se lembrar que estudou há anos para esse exame. Sim! Há anos! Todos seus anos na escola, todas notícias que acompanhou, todos os filmes que assistiu e os livros que leu; tudo isso forma o seu conhecimento de mundo, sua bagagem cultural.

Não imagine o vestibular como uma disputa, uma guerra. Pense nele como uma oportunidade de mostrar aos avaliadores aquilo que você sabe. Esqueça notas de corte, concorrência etc. Não é o momento para pensar nisso. Quem vai medir suas competências e habilidades são os corretores. O que cabe a você nesse fim-de-semana? Entender que você tem conhecimento de determinados assuntos e que reservou essa data no seu calendário para mostrar aos avaliadores isso que você sabe!

Para conseguir manter esse pensamento na prova, duas são as palavras-chave para colocar em prática: confiança e responsabilidade. Confira agora nossas últimas dicas antes da prova:

1. Seja maduro

Sabe as piadinhas que te contaram sobre comer ruffles na sala para o barulho atrapalhar os concorrentes e outras semelhantes? Então, esqueça-as! As piadas e truques são muito engraçados e descontraídos, mas na hora da prova, o foco deve ser em você! Nada de ficar comparando sua prova e seu tempo com o pessoal das carteiras do lado. Além deles poderem nem ter o mesmo objetivo que o seu (mesmo curso, mesma faculdade, mesmo diploma etc.), o número de pessoas que você pode atrapalhar comparado ao total de candidatos fazendo a prova em todo o Brasil é totalmente insignificante.

2. Seja organizado

Ser responsável no Enem implica na sua organização. Se você está realmente dedicado às suas metas, você não quer aparecer na TV segunda-feira chorando na frente do local de prova porque perdeu a hora, não é? Veja então nossas dicas sobre o horário da prova e os documentos necessários para não esquecer nada!

3. Saiba controlar suas emoções

Recentemente, já falamos aqui sobre a importância de saber reconhecer suas emoções para conseguir controlar o nervosismo. Veja a matéria.

4. Vista-se de maneira confortável

O Enem é uma data importante e exige um traje especial. Salto alto, saia, vestido, sapato social, camisa? Nada disso! A ordem aqui é: quanto mais confortável melhor (principalmente porque estamos no verão)! É preferível usar chinelo. Caso esteja com calor ou com dor nos pés, é fácil de retirar e permite que você faça a prova descalço, com os pés diretamente em contato com o piso frio. Para vestir, principalmente se estiver calor na sua cidade, vista shorts ou bermudas e camisetas leves, nada colando no corpo. Meninas, evitem saia ou vestido para que possam sentar confortavelmente na cadeira sem se preocupar em cruzar as pernas.

5. Alimente-se bem

Não deixe para acordar muito tarde no sábado e no domingo, mesmo que o local da prova seja perto da sua casa. Acorde num horário que permita que você tome um café da manhã reforçado e um almoço sadio e mais leve. Algumas recomendações para o café da manhã são açaí e salada de frutas. Não coma nada pesado mas também não coma só uma saladinha se isso for te deixar com fome, ok? Veja também nosso artigo que fala sobre os benefícios e perigos de beber energético antes da prova, assim como recomendações de outras comidas com alto teor energético.

6. Descanse

Nesse fim de semana, o único programa, além do Enem, é descansar! O Enem é uma prova extensa e muito cansativa, por isso é importante descansar e dormir cedo. Nada de uma saidinha rápida e nem pensar em bebida alcoólica.

Certos que você terá um resultado positivo, agradecemos por acompanhar nossas dicas e notícias e desejamos que esse fim de semana seja muito proveitoso e que você alcance seus objetivos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.