Nesta quinta-feira (12), está chegando ao fim o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2012, que seleciona candidatos para instituições públicas de ensino superior, através do desempenho no Enem 2011. Os estudantes têm até as 23h59 de hoje para se inscreverem no sistema ou alterarem suas opções de curso.

Conforme divulgou o site do Ministério da Educação (MEC), até as 18h de quarta-feira (11), o Sisu registrou quase 3 milhões de inscrições de mais de 1,5 milhão de participantes. Desde a abertura do sistema, o Rio de Janeiro lidera a lista dos estados com maior número de inscrições, com 343.497. Em seguida, vêm Minas Gerais (317 mil), São Paulo (249 mil), o Ceará (214 mil) e o Rio Grande do Sul (201mil).

Os estudantes devem consultar o resultado da primeira chamada no dia 15 de janeiro. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 a 20 para fazer a matrícula. O participante que for selecionado para a primeira opção de curso será retirado automaticamente do sistema e perderá a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota de corte em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão se recadastrar no Sisu entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro. Para saber mais datas importantes, consulte o cronograma do Sisu 2012.

Quanto ao funcionamento do Sisu, havia uma grande apreensão por parte dos estudantes. Preocupação reforçada pelo fato das edições anteriores terem apresentado muita dificuldade na operação das inscrições por conta do enorme tráfego.

Entretanto, desde sua abertura no dia 7, realizamos inúmeros testes para checar a funcionalidade do sistema, e até este momento (faltando menos de 12 horas para o encerramento das inscrições), podemos afirmar que a 1ª edição do Sisu 2012 está sendo um sucesso, pois está prático, eficiente e com ótima navegabilidade.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.