Último Dia Para Pagamento da Taxa de Inscrição do Enem 2018

Esta quarta-feira, 23 de maio, marca o último dia para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio, conforme prevê o calendário oficial divulgado em Edital pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O valor da taxa é de R$ 82, que é gerada automaticamente no sistema de inscrições do Enem por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que nada mais é do que um boleto emitido pelo Banco do Brasil (BB).

Só necessita pagar a Guia quem não foi beneficiado com a isenção e ainda não teve sua inscrição confirmada no exame, conforme mensagem de alerta “Inscrição concluída com sucesso”. Na prática, se em vez da mensagem descrita o candidato visualizar a frase “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”, significa que o mesmo não terá gratuidade e deve quitar o valor. Para gerar e imprimir o pdf do boleto basta seguir as orientações dispostas aqui.

Ao contrário do que ocorria em provas anteriores até a edição de 2016, a GRU pode ser paga em qualquer outra agência da rede bancária (Santander, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal etc.), e não apenas no BB, desde que respeitando o horário bancário, conforme esclarecemos com mais detalhes nesta matéria.

Atenção! É primordial que os candidatos quitem o boleto do Enem dentro do prazo, portanto até hoje, caso contrário não terão sua inscrição confirmada e não poderão prestar as provas que serão aplicadas em 4 e 11 de novembro.

Participantes que Já Pagaram a GRU Devem Apenas Aguardar

Aqueles que já pagaram a taxa devem somente aguardar a confirmação do sistema. Mesmo que o status de sua inscrição ainda conste como “pendente de pagamento”, basta continuar acompanhando sua inscrição diariamente na página do participante que automaticamente ele deve ser alterada para “confirmada”.

Isso porque os bancos podem levar de 3 a 5 dias úteis (não são considerados dias úteis sábados, domingos e feriados) para compensarem os boletos pagos e repassarem a informação para o sistema de inscrições do Enem.

Inclusive, é justamente por esse motivo que o Inep concederá entrevista a imprensa para informar números oficiais referentes as inscrições, incluindo a quantidade de registros confirmados, somente na próxima segunda-feira (28).

Para quem tiver dúvidas ou necessitar mais esclarecimentos sobre o assunto, recomendamos a leitura deste artigo publicado aqui no infoEnem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.