Último Dia Para se Inscrever no Fies 2022/1

Depois de toda a preparação, realização de provas e participação em programas que utilizam a nota do Enem, o dia de hoje (11/03) marca o último dia de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o último dos programas governamentais que utilizam a nota do Enem. Com o fim deste programa, os alunos que não conquistaram a vaga através do Sisu, ProUni e Fies terão a chance novamente somente no segundo semestre de 2022. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir algumas dicas de última hora para o último dia de inscrições para o Fies 2022/1.

Não se esqueça de escolher até três opções de curso!

Ao contrário do que acontece com o Sisu e ProUni, no Fies o candidato participante poderá escolher até três opções de curso. Sendo assim, é muito importante que você defina a ordem de prioridade entre estas opções, avaliando o curso que você deseja concorrer, as instituições disponíveis e até mesmo o turno do curso.

Observe a lista de prioridades do Fies

Além de verificar e analisar os requisitos para participar do Fies (principalmente a renda individual máxima), o aluno deverá entender também quais são as prioridades deste programa. Sendo assim, para selecionar os aprovados, o Fies irá considerar as seguintes prioridades:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido vinculados ao Fies.
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham utilizado o financiamento do Fies e estejam com as dívidas pagas.
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo Fies.
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior com o financiamento do Fies e todas dívidas pagas.

Candidatos com débitos no Fies não podem se inscrever

Também é importante destacar que os candidatos que possuem débitos com o Fies não poderão participar do programa. Deste modo, se você possui algum tipo de débito com o programa, será necessário quitá-los antes de se inscrever novamente.

Fies e ProUni podem ser utilizados juntos

Por fim, é importante destacar uma particularidade interessante entre os dois programas citados, uma vez que o ProUni e o Fies podem ser utilizados juntos! Para este uso, o aluno deve ter conquistado uma bolsa parcial através do ProUni, e o pagamento da bolsa parcial pode ser financiada através do Fies! Para esta situação, é importante destacar que você deverá utilizar os dois programas para o mesmo curso na mesma instituição.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações sobre o último dia de inscrições para o Fies 2022/1. Sendo o último dos três programas que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, o Fies será a última possibilidade para ingressar em uma universidade com a nota do Enem no primeiro semestre de 2022. Sendo assim, se você deseja se candidatar a uma das vagas, corra!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/