Um Convite Para Refletir Sobre Seu Método de Aprendizado

Cada pessoa tem um jeito diferente de aprender. É fácil aceitar essa afirmação. Entretanto, é completamente complexo imaginar essa constatação sendo respeitada e aplicada na prática, no dia-a-dia da sala de aula. O Brasil possui um sistema tradicional e muito fixo de ensino. Tendo isso em vista, uma equipe de pessoas, através de colaborações de 487 apoiadores pela plataforma de financiamento coletivo Catarse, realizou um documentário registrando práticas educacionais inovadoras.

Convidamos nossos leitores a assistir esse documentário e iniciar uma reflexão sobre como é seu método de aprendizagem. Será que suas práticas diárias de estudo são as mais adequadas para absorver o conteúdo? Será que isso basta? Será que sua preparação para o Enem não deve ir além da compreensão de conteúdos através de aumento de reflexão própria, senso crítico e percepção do que realmente é esperado de você nas provas?

O documentário chama-se Quando sinto que já sei e está disponível no Youtube. Segundo a descrição de seus realizadores, o projeto “reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula. Durante dois anos, os realizadores visitaram iniciativas em oito cidades brasileiras – projetos que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade”.

Entender o que está por trás de cada questão do Enem é mais do que saber qual fórmula utilizar, a qual período histórico se refere etc. A maioria das questões trazem novas informações para o leitor através dos enunciados e exige reflexão social, política, cultural e interdisciplinar sobre o conteúdo tratado.

Depois de assistir o documentário e refletir se você está estudando da melhor maneira que poderia para o Enem, sugerimos que conheça um pouco mais do material desenvolvido pela nossa equipe. Nele trazemos todas as questões das últimas seis edições do exame resolvidas e comentadas pelos professores de cada área do conhecimento. Ou seja, mais do que resolver o exercício através da aplicação direta de uma fórmula ou se referindo diretamente à teoria citada, nossos professores vão além e discutem tudo que pode ser absorvido intelectual e culturalmente de cada uma das questões.

Após estudar os conteúdos do Ensino Médio através do método de aprendizagem mais adequado a você, esse material lhe será útil para revisar, aprofundar seus conhecimentos, treinar e testá-los através da reflexão sobre o que foi aprendido. Para entender mais, veja aqui algumas questões comentadas dessa maneira, que foram retiradas de nossas Apostilas Preparatórias para o Enem.

Espere o melhor de si mesmo! Bons estudos, bons aprendizados e até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.