A importância do Enem aumentou significativamente essa semana, pois a UnB, uma das mais conceituadas universidades do país, anunciou a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
 
Na quinta, dia 11, através do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UnB), a universidade decidiu utilizar o SiSU como uma das formas de ingresso a instituição. A admissão para o primeiro semestre letivo passa a ser feita por meio do Sisu e pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), que dividem em números iguais as vagas ofertadas. O vestibular tradicional permanece como instrumento de seleção para o acesso à graduação no meio do ano. A decisão foi aprovada por 32 dos 40 conselheiros presentes no Cepe. Houve ainda seis votos contrários e duas abstenções.
 
Portanto, 50% das vagas do inicio do ano será destinada aos alunos que se candidatarem a uma vaga pela nota do Enem (SiSU) e a outra metade será pelo PAS. Segundo o MEC, a UnB disponibilizou 2.110 vagas para alunos que desejarem ingressar na universidade pela nota do Enem, de um total de 4.220 vagas, em 97 cursos, para o primeiro semestre de 2014.
 
De acordo com o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, as mudanças aprovadas democratizam e ampliam o acesso à universidade, fortalecem as avaliações processuais defendidas por educadores e reduzem o número de provas realizadas por alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio. “A extinção do vestibular do início do ano vai diminuir a quantidade excessiva de testes”, afirma Mauro, ao lembrar que muitos estudantes, além do vestibular, dedicam-se a provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que abastece o Sisu, e do PAS.
 
Para o decano, a decisão do Cepe não deve provocar mudanças substanciais no fluxo de estudantes de fora do Distrito Federal. “O fato de o Enem ser um exame realizado em todo o país facilita a mobilidade, mas não altera significativamente o número de estudantes de fora”, diz. A opinião de Mauro Rabelo é fundamentada em dados de gestores de universidades federais como a do Ceará (UFC), a mais procurada pelos inscritos no sistema, em que não houve aumento na migração de estudantes.
 
A proposta de adesão ao Sisu havia sido apresentada aos institutos e faculdades da UnB já no ano passado, antes mesmo de ser apreciada em conselho superior. O Decanato de Ensino de Graduação obteve 83% de respostas positivas ao uso do sistema, que é gerido pelo MEC.

 

Veja como arrebentar no Enem 2013!
 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.