A Universidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1962.  A construção do campus brotou do cruzamento de mentes geniais.  O inquieto antropólogo Darcy Ribeiro definiu as bases da instituição.  O educador Anísio Teixeira planejou o modelo pedagógico. O arquiteto Oscar Niemeyer transformou as ideias em prédios.

Atualmente, possui 2.445 professores, 2.630 técnicos-administrativos e 28.570 alunos regulares e 6.304 de pós-graduação. É constituída por 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados.

Oferece 109 cursos de graduação, sendo 31 noturnos e 10 a distância. Há ainda 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 especializações lato sensu. Os cursos estão divididos em quatro campi espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os órgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.

 

Estrutura

A Universidade de Brasília é dividida em quatro campi:

  • Campus universitário Darcy Ribeiro: Localizado na Asa Norte, em Brasília, possui 505 mil m² de área construída.
  • Campus UnB Planaltina: Primeiro a ser criado no projeto de ampliação da Universidade, foi inaugurado em 16 de maio de 2006. O campus tem 30 hectares, sendo 2,1 mil de área construída.
  • Campus UnB Ceilândia: Funciona em um espaço provisório, no Centro de Ensino Médio 4 da Ceilândia Sul.
  • Campus UnB Gama: Ópera em duas unidades: uma no Sesc e outra no antigo fórum da cidade.

 

Processo Seletivo

Em 2014, o 1º Vestibular da UnB – para ingresso no primeiro semestre do ano passou a ser através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente o processo seletivo de meio de ano, ou 2º Vestibular, será feito com provas. Antes dessa decisão, o Enem era utilizado para preencher vagas remanescentes

 

Para mais informações:

Pagina da UnB: http://www.unb.br/

Pagina do processo seletivo: http://www.cespe.unb.br/vestibular/2VEST2012/