Mais uma importante instituição pública de ensino superior confirmou participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016.1): a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que preencherá 2.340 vagas pela ferramenta do governo que utiliza exclusivamente as notas do Enem 2015 como critério de classificação.
Conforme determina o documento, a estadual mato-grossense dividirá este total de vagas em três distintas modalidades de disputa, que são a ampla concorrência, ação Afirmativa (PIIER) e Ação Afirmativa (Escola Pública).
Veja abaixo a quantidade de carteiras e uma breve descrição de cada uma delas:
- PIIER – corresponde aos estudantes que se enquadram no Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial, para aqueles auto-declarados negros e pardos. Responde por 25% (585 postos) do total oferecido pela Unemat;
- Escola Pública – Com reserva de 35% das cadeiras da universidade (equivalente a 819 vagas), esta modalidade destina-se aqueles que comprovarem ter cursado todo ensino fundamental e médio em escolas públicas;
- Concorrência Geral – Compreende todos os outros candidatos que não se encaixam nas modalidades anteriores e é responsável pela ocupação de 936 oportunidades (40%).
Além da quantidade geral de vagas e da divisão nas respectivas modalidades de concorrência, o termo de adesão também traz sua distribuição entre os 58 cursos oferecidos, bem como pesos e as notas mínimas estabelecidas para as cinco provas do exame nacional relativas a cada um deles.
Para conferir todas estas informações e mais detalhes, acesse o Edital de Adesão ao Sisu.