Unicentro Anuncia Adesão ao Enem e Sisu em 2015

O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro/PR) decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma de suas possibilidades de ingresso a partir de 2015. O Sisu consiste num sistema online gerenciado pelo Ministério da Educação e aproveita as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério para seleção de novos estudantes.

Conforme estabelecido pelo Conselho, 50% das vagas serão ocupadas pelo sistema do MEC. A outra metade será divida entre o vestibular tradicional (40%) e o Programa de Avaliação Continuada (10%).

De acordo com o reitor Aldo Nelson Bona, o Sisu deve ampliar o processo seletivo da Unicentro, além de possibilitar maior captação de verba junto ao governo federal, o que permite o estabelecimento de uma política de assistência estudantil:

Há um conjunto de fatores implicados nisso, a própria questão do acesso a universidade, a própria questão da universidade conseguir com isso implementar ações de assistência estudantil e a questão de dinamizar e tornar mas acessível ao país como um todo as vagas na universidade, quiçá desta forma ampliando também a procura pela instituição.

A adesão ao Sisu também interfere no sistema de cotas da Unicentro. De agora em diante as vagas para cotistas serão ocupadas através dele, sendo que a quantidade determinada é de 40% do total oferecido pelo sistema.

A coordenadora de processos seletivos, Maria Aparecida Mores Pinto, esclarece que isso implica em mais uma mudança, uma vez que pelo vestibular os candidatos poderiam disputar vagas nas duas concorrências, enquanto no Sisu terão que optar entre ampla concorrência ou sistema de cotas. Além disso, é pré-requisito que o estudante não tenha formação em curso superior e não possua nenhum vínculo (como aluno) em uma instituição de ensino deste nível.

As inscrições para o Sisu 2015 devem ocorrer no início do próximo ano. Fique atento que divulgaremos o cronograma completo do sistema aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.