Universidade Portuguesa (Coimbra) utilizará notas do Enem para entrada de estudantes brasileiros

Nesta quinta-feira (24), a mais antiga universidade portuguesa e uma das mais tradicionais da Europa. a Universidade de Coimbra (UC), anunciou em seu site que a partir de 2014 os candidatos brasileiros poderão concorrer a vagas na instituição através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão resulta da nova legislação portuguesa, aprovada em março, que permite às universidades portuguesas criarem seus próprios sistemas de ingresso para estudantes internacionais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza os resultados do Enem em seu processo seletivo.

A UC explicou que já para o vestibular deste ano serão válidos os desempenhos dos candidatos nas edições de 2011, 2012 e 2013 do Enem. As notas de cada prova objetiva terão pesos diferentes, sendo que as áreas diretamente relacionadas com o curso em questão terão maior valor. Desta forma, para um estudante que for prestar direito, por exemplo, a nota da prova de Ciências Humanas certamente terá peso maior que a de Matemática.

Se esta será a primeira vez que o Enem é utilizado para ingresso em uma universidade fora do Brasil, a recíproca é verdadeira. O exame brasileiro também consiste na primeira prova internacional a ser aceita pela UC como critério de seleção.

Conforme dito anteriormente, a Universidade de Coimbra é uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do velho continente. Em 2013 foi classificada pela Unesco como Património Mundial e oferece qualificação em quase todas as áreas do conhecimento, além de diversas linhas de pesquisa. Hoje a instituição conta com cerca de 23 mil estudantes, sendo que mais de 2 mil deles são brasileiros. Vale ressaltar que a universidade é privada e que sua mensalidade gira em torno de 700 euros, cerca de 2.150 reais.

Os estudantes brasileiros que se interessarem em concorrer a uma vaga na instituição devem apenas prestar o Enem este ano ou ter prestado uma das 3 edições anteriores. De acordo com o vice-reitor da Universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, estes estudantes não terão que prestar nenhuma prova sequer do vestibular da UC para serem aprovados:

“Temos acompanhado a evolução e o sucesso do Enem. Prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições que respeitamos muito. Não faz sentido obrigar os estudantes brasileiros que já fizeram o Enem a passar por outro processo seletivo difícil.”

Esta medida da universidade portuguesa deve abrir as portas para que mais instituições, não somente de Portugal, utilizem nosso maior exame como critério para entrada de alunos brasileiros. Além disso, mais um importante passo é dado rumo a consolidação do Enem como principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.