Uma das instituições de ensino superior portuguesas que já utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para entrada de estudantes brasileiros é a Universidade de Beira Interior (UBI), localizada em Covilhã, a cerca de 200 Km da capital Lisboa.
Na semana passada a universidade renovou o acordo com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que já havia sido firmado desde 2014. Juntamente com o novo contrato, os gestores da UBI promoveram mudanças para estimular a vinda de mais alunos de nosso país.
A principal das medidas foi baixar o valor da anuidade na universidade, que antes era de 5 mil euros, para 3 mil euros, podendo ser pagos em até 10 parcelas. Vale esclarecer que tal redução só foi possível devido a legislação portuguesa, que exige que o valor cobrado seja próximo ao custo real, para que o governo local financie parte dos custos para seus estudantes.
A outra novidade, que também visa facilitar a entrada de brasileiros, foi a criação do portal exclusivo na internet para nossos estudantes obterem todas as informações sobre a instituição e também realizarem sua inscrição no processo seletivo. A página pode ser consultada neste endereço eletrônico: brasil.ubi.pt.
De acordo com informações da própria UBI e repassadas pela Assessoria de Comunicação Social do Inep, atualmente 353 alunos brasileiros fazem parte do quadro discente, divididos entre a graduação e os programas de mestrado e doutorado.