Universidade Portuguesa Simplifica Entrada de Brasileiros Pelo Enem

Uma das instituições de ensino superior portuguesas que já utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para entrada de estudantes brasileiros é a Universidade de Beira Interior (UBI), localizada em Covilhã, a cerca de 200 Km da capital Lisboa.

Na semana passada a universidade renovou o acordo com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que já havia sido firmado desde 2014. Juntamente com o novo contrato, os gestores da UBI promoveram mudanças para estimular a vinda de mais alunos de nosso país.

A principal das medidas foi baixar o valor da anuidade na universidade, que antes era de 5 mil euros, para 3 mil euros, podendo ser pagos em até 10 parcelas. Vale esclarecer que tal redução só foi possível devido a legislação portuguesa, que exige que o valor cobrado seja próximo ao custo real, para que o governo local financie parte dos custos para seus estudantes.

A outra novidade, que também visa facilitar a entrada de brasileiros, foi a criação do portal exclusivo na internet para nossos estudantes obterem todas as informações sobre a instituição e também realizarem sua inscrição no processo seletivo. A página pode ser consultada neste endereço eletrônico: brasil.ubi.pt.

De acordo com informações da própria UBI e repassadas pela Assessoria de Comunicação Social do Inep, atualmente 353 alunos brasileiros fazem parte do quadro discente, divididos entre a graduação e os programas de mestrado e doutorado.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.