Usando “Eu Nunca” na Redação

Recentemente a Netflix lançou a segunda temporada da série adolescente Eu Nunca. A série conta a história de Devi (Maitreyi Ramakrishnan), uma Americana de ascendência Indiana que está prestes a se formar no ensino médio, e após anos como aluna modelo, Devi decide que vai se dedicar para alcançar a popularidade. Mas Devi não está sozinha, suas amigas Fabíola (Lee Rodriguez) e Eleanor (Ramona Young) se juntam a ela nessa empreitada!

O desejo pela popularidade veio depois de uma época difícil na vida de Devi, onde seu pai, Mohan (Sendhil Ramamurthy), faleceu precocemente durante uma das apresentações musicais da filha. Cercada pelos traumas da perda, pelo último ano do ensino médio e pela convivência com sua prima perfeita Kamala (Richa Moorjani), Devi acaba tendo diversos problemas com a mãe.

A série ficou famosa por tratar de temas como representatividade, diversidade, saúde mental e muitos outros! Nesse sentido, vamos debater como abordar o seriado e as vivências de Devi em diferentes temas que podem ser propostos pelas redações de diversos vestibulares! Vamos lá?

Empoderamento feminino: Devi e suas amigas precisam, em muitos momentos, provar seu valor como mulheres em uma sociedade machista – em casa, Devi precisa lidar com comentários sexistas da mãe, por exemplo. Assim como na escola, as meninas também vivenciam situações onde sua inteligência é colocada em xeque em virtude de questões de gênero – situações como essa são muito comuns até hoje, desde em espaços escolares até em empresas, organizações governamentais e afins

Capacitismo: Em artigo divulgado em 2019 pela revista digital AzMina, a autora Leandra Certeza compartilha, sobre o capacitismo que “[…] significa a discriminação por motivo da condição de deficiência. O conceito está associado com a produção de poder e se relaciona com a temática do corpo por uma ideia de padrão corporal perfeita; também sugere um afastamento da capacidade e da aptidão dos seres humanos, em virtude da sua condição de deficiência”.

Vemos esse tipo de comportamento se repetindo na sociedade de forma frequente, e por consequência, o mesmo ocorre nas telas. Nesse sentido a personagem de Rebecca (Lily D Moore) é um exemplo de quebra de padrão, causando inclusive a surpresa de Devi quando descobre que a jovem trabalha em uma loja de roupas.

Saúde Mental: Quando o pai de Devi faleceu, ela ficou tão traumatizada que perdeu o movimento das pernas, o que fez com que virasse assunto não apenas entre os colegas de escola, mas também entre a comunidade indiana a qual pertence com sua mãe e prima. Devi demora muito tempo para aceitar a situação e colaborar com o tratamento, mas em dado momento cede; é muito importante que uma série voltada para adolescentes mostre de forma tão explícita que tudo bem não estar bem, assim como mostrar formas de tratamento.

Conta pra gente: quais outros temas você acha possível relacionar com a série?

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Raphaele Godinho
Raphaele Godinho

Raphaele Godinho: Estudante de Relações Internacionais, coordenação do movimento Resgatando e Valorizando a Mulher, Three Dot Dash Global Teen Leader 2020 by We Are a Family Foundation.