USP Abre Período de Inscrições no Vestibular Fuvest 2018

A Universidade de São Paulo (USP) iniciou, por meio da Fundação Universitária para o Vestibular, o período de inscrições no Vestibular Fuvest 2018. Esta edição selecionará 8.402 candidatos para 182 cursos oferecidos em 42 unidades de ensino das sedes localizadas nos municípios de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

As inscrições permanecerão abertas até às 23h59min do dia 11 de setembro, disponíveis unicamente no site do processo seletivo, pelo endereço eletrônico fuvest.br. O boleto no valor de R$ 170 referente a taxa deve ser pago até o dia 12 seguinte, sendo que o prazo para solicitação da isenção já foi encerrado, seguindo as regras descritas aqui.

Durante o cadastro, além do curso (preferencial e outras três opções secundárias), turno e unidade de oferta, o participante poderá ainda solicitar a inscrição via Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). Tal política prevê o acréscimo de bônus na nota da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase e na nota final de classificação, conforme descrição abaixo.

  • 12% para quem cursou toda a etapa do ensino médio em escola da rede pública:
  • 15% para aqueles que concluíram integralmente o ensino médio e fundamental em escolas públicas;
  • + 5% cumulativos para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • + 5% cumulativos para candidatos que tiverem participado do Pasusp – Programa de Avaliação Seriada – no vestibular 2017.

Provas do Vestibular Fuvest 2018

As provas do Vestibular da Fuvest serão realizadas em duas fases. A primeira, eliminatória, será aplicada em 26 de novembro, a partir das 13h, na capital e em mais 31 cidades de todo o interior do estado de São Paulo. Nela os candidatos a todos os cursos serão submetidos a 90 questões objetivas das disciplinas tradicionais do ensino médio.

Posteriormente, a lista de convocados para a segunda etapa será divulgada em 18 de dezembro. As provas da fase seguinte acontecerão em três dias, com 4 horas de duração cada um:

  1. 7 de janeiro – 10 questões de língua portuguesa e uma redação;
  2. 8 de janeiro – 16 itens de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química;
  3. 9 de janeiro – 12 questões com disciplinas específicas de acordo com a área da carreira escolhida como opção principal.

Vale mencionar que os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música serão submetidos a prova de habilidades específicas, em datas específicas para cada um deles.

O resultado com a lista de aprovados na primeira chamada do Vestibular Fuvest 2018 será publicado em 2 de fevereiro, no site da fundação.

USP Também Ofertará Vagas via Sisu

Além do seu vestibular tradicional, a USP também ofertará mais 2.745 vagas no primeiro semestre do ano que vem em diversas de suas faculdades pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usará exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) como critério de seleção. Veja mais detalhes neste informativo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.